Começou nesta sexta-feira e vai até domingo, a seleção nacional da Escola do Teatro Bolshoi. A equipe técnica da instituição irá selecionar 80 crianças das 445 inscritas de todo o Brasil e da Argentina.

Continua depois da publicidade

O processo seletivo começou com as pré-indicações realizadas no início deste mês. Além de Joinville, as cidades de Camaçari (BA), Valença (BA), Teresina (PI) e Nova Iguaçu (RJ) receberam essa etapa.

Ela consistiu na seleção de alunos entre nove e 11 anos das escolas públicas que se encaixassem no perfil para se tornarem bailarinos e que apresentassem interesse pela dança. Dos 1.605 que participaram da pré-indicação, saíram os classificados para a segunda etapa.

Desde esta sexta-feira, eles passam por um processo médico-fisioterápico. As crianças são submetidas a testes em que fisioterapeutas, médicos, professores de educação física e dança analisam a postura, a estrutura e outras habilidades físicas e motoras.

Continua depois da publicidade

– Os candidatos não precisam saber nada de dança, mas têm que ter uma estrutura física que possa suportar a carga de treinos-, conta Célia Campos, diretora administrativa e financeira do Bolshoi, que acompanha as seletivas há 12 anos.

Os aprovados passam para a terceira e última etapa, que ocorre hoje e amanhã, onde professores da escola avaliam as habilidades técnicas e artísticas dos candidatos.

– Eles buscam reproduzir movimentos do balé para ver se os candidatos aguentam. Usam barras e trabalham com coisas mais lúdicas-, explica.

Continua depois da publicidade

As 40 crianças (20 meninas e 20 meninos) escolhidas para integrarem a escola saem dessa etapa. Outros candidatos ainda podem ser selecionados para o curso preparatório, onde continuarão a ser avaliados em aulas semanais. De acordo com o desempenho, eles também poderão ser integrados à escola.

Além disso, outros 72 candidatos, que já possuem experiência com dança, concorrem a vagas nas demais séries da escola. O resultado geral da seletiva será divulgado à meia-noite de domingo para segunda-feira no www.escolabolshoi.com.br.

Em busca de um sonho

Para as crianças concorrentes às vagas na 1ª série da Escola é a chance de transformar o sonho de se tornarem bailarinos em realidade. A joinvilense Raiane Teixeira Ruviario, 11 anos, criou interesse pela dança há alguns anos.

Continua depois da publicidade

– Eu via pessoas dançando e me apaixonei. Falei para minha mãe que meu sonho era ser bailarina.

A menina tentou entrar no Bolshoi pela primeira vez em 2010, quando parou na primeira fase da seletiva. No ano passado, a segunda tentativa esbarrou na terceira e última etapa. Mesmo com os obstáculos ela não desiste e, neste ano, continua confiante.

– Estou esperançosa que vou entrar, mas minha mãe me disse que se eu não passar tenho que continuar em frente-, conta.

Continua depois da publicidade

A reprovação na primeira tentativa não pode significar a desistência de correr atrás dos sonhos. Bruna Naiara Felício, há três anos professora do Bolshoi, também passou pela mesma seletiva. Ela teve que fazer o teste duas vezes para ser aprovada.

Na primeira tentativa, passou pela fase inicial, mas não conseguiu avançar. No ano seguinte, tentou novamente e, dessa vez, foi aprovada como a 2ª colocada geral.

– As pessoas que não conseguirem não têm motivo para desistir e parar de tentar alcançar seu sonho-, defende.

Continua depois da publicidade