Boi bumbá, bumba meu boi, boi pintadinho, boi matraca. Aqui em Florianópolis, ele se chama boi de mamão. Tradicional na Ilha de Santa Catarina, a brincadeira representa uma das manifestações mais populares da capital.

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias sobre a Grande Florianópolis

Sete creches da cidade se uniram e vão fazer uma semana inteirinha de programação com as crianças para resgatar a cultura dos bois de mamão. De segunda (3/10) a sexta-feira (7/10) da próxima semana, as unidades estarão colocando os seus personagens na rua no Primeiro Encontro de Bois de Mamão da Educação Infantil. O evento terá como locais o Mercado Público e a Praça XV de Novembro.

Participarão os núcleos de educação infantil (NEI¿s) Campeche, Colônia Z11 (Barra da Lagoa), Costa da Lagoa, Costa de Dentro, Santo Antônio de Pádua (João Paulo), Pântano do Sul e Orisvaldina Silva (Lagoa da Conceição).

Continua depois da publicidade

Acompanhe mais notícias sobre Educação na Grande Florianópolis

Além de danças, haverá exposição fotográfica de Guto Kuerten, sobre o tema, bem como contação de histórias, passeio cultural, oficina com rendeiras, oficina de maricotas e oficina de abayomi — confecção de bonecas negras de pano. Para que a tradição não caia no esquecimento, no coração da cidade lá estarão bois, maricotas, cabras, benezedeiras, doutores e bernúncias.

Programação

Segunda-feira — dia 3/10:

Mercado Público

15 horas: Exposição fotográfica de Guto Kuerten: O boi de mamão do NEI Campeche. E apresentação do boi de mamão do NEI Campeche.

Terça-feira — dia 4/10

Mercado Público

9 horas: Contação de histórias.

14:30min: Passeio cultural.

Quarta-feira — dia 5/10

Praça XV de Novembro e Mercado Público Municipal

9 e 15 horas: Encontro de sete bois de mamão dos núcleos de educação infantil (NEI¿s): Campeche, Colônia Z11 (Barra da Lagoa), Costa da Lagoa, Costa de Dentro, Santo Antônio de Pádua (João Paulo), Pântano do Sul e Orisvaldina Silva (Lagoa da Conceição).

Continua depois da publicidade

Quinta-feira — dia 6/10

Mercado Público Municipal.

9h e 14h30min: Oficina com rendeiras.

Passeio Cultural.

Sexta-feira — dia 7/10

Mercado Público Municipal.

9 horas e 14h30min: Oficinas de maricotas e abayomi.

Passeio Cultural.