As professoras Flavia Andreazza e Luiza Oliveira, do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Maria Elena da Silva, nos Ingleses, acrescentam em suas aulas de educação física práticas ligadas ao conceito do yoga. Dentro do projeto de cultura de paz, as educadoras trazem para o dia a dia da criançada de quatro a seis anos atividades com músicas, exercícios de respiração, massagem e conversas em roda. Tudo para proporcionar relaxamento, concentração, autocontrole, paciência e tolerância.
Continua depois da publicidade
Luiza desenvolve a iniciativa com oito grupos da unidade, na segunda, quarta e quinta-feira, pela manhã e à tarde. São ações para incentivar o “ouvir o outro”, a expressar-se e manter o autocontrole por meio do equilíbrio emocional.
— O cuidado de si e do outro é tema nas aulas de Educação Física. Quando alguma criança se machuca, chora ou demonstra estar desconfortável com algo, nós paramos a brincadeira para saber o que aconteceu e abrimos diálogo com o grupo sobre o ocorrido, a seguir orientamos a criança responsável pelo acidente ou conflito a cuidar do colega — explica Luiza.
Aliado à filosofia do Yoga, a professora Flavia Andreazza, criou o projeto Yoga Kids. A educadora observou todos os movimentos das crianças a fim de adaptar o projeto dentro da atividade lúdica da brincadeira, que é o eixo norteador da educação infantil. Flavia atende grupos que reúnem crianças de três a seis anos de idade na segunda e quarta-feira, no turno vespertino.
Continua depois da publicidade
— Em um mundo onde cada vez mais cedo é imposto rendimento, resultados, e por muitas vezes as crianças não têm o tempo delas respeitado, começamos a verificar quadros de ansiedade e frustrações em uma fase que deveria ser de descobertas e autoconhecimento — afirma a professora Flavia Andreazza.
As duas profissionais promoveram neste mês a “Festa da Paz e do Bem Estar”. O tema da comemoração foi inspirado na Índia, país mundialmente conhecido pela cultura da paz e não violência, incentivado pelo princípio ético dos praticantes do Yoga.
A garotada pôde experimentar comidas típicas indianas, como o pão sem fermentação, o chapati e cantar músicas com a psicoterapeuta Talita Oliveira.
Continua depois da publicidade