Um bebê de dois meses foi salvo pelo Corpo de Bombeiros neste domingo (9) à noite em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A criança estava engasgada e não respirava, e uma ligação para a central de emergência ajudou a salvar a vida do pequeno.
Continua depois da publicidade
A avó da criança ligou para os bombeiros, em desespero, depois que o bebê se engasgou com leite. A ligação foi atendida pelo soldado Fernando Pacheco Martins por volta das 23h30min. Enquanto acionava uma ambulância para ir até o local, no bairro Tonial, o bombeiro tentou acalmar a avó e a mãe no telefone. Imediatamente, ele passou orientações sobre como elas deveriam proceder com o bebê enquanto o socorro estava a caminho.
> Bombeiro salva bebê de três meses por telefone em SC; ouça o áudio
O áudio da ligação dura cerca de seis minutos, e mostra o desespero dos familiares e o trabalho do soldado Pacheco passando as orientações. Rapidamente a ambulância chega ao local e segue com o atendimento, que conseguiu salvar a criança.
Escute o áudio da ligação:
Foi o segundo salvamento desse tipo em menos de 10 dias no batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê. Poucos antes de atender a ligação neste domingo, o soldado Pacheco estava escutando e analisando o áudio de um atendimento feito na terça-feira (4) passada. No dia, o soldado Samuel de Paula Rosa atendeu uma ocorrência parecida envolvendo uma criança engasgada.
Continua depois da publicidade
O caso da semana passada era de uma criança com apenas 18 dias de vida. Na ligação, que também foi compartilhado pelos bombeiros, os pais desesperados também são orientados pelo soldado. Eles iniciam a massagem no bebê e logo depois é possível ouvir o choro da criança, indicando que ela tinha voltado a respirar.
A ambulância dos bombeiros foi até a residência do casal e a criança já estava bem e recuperada, mas foi levada ao hospital para passar por avaliação.
Escute a ligação do dia 4:
O que fazer quando um bebê se engasgar
O Corpo de Bombeiros orienta como agir em caso de engasgamento com bebês (manobra de tapotagem).
– Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;
– Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
– As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
– Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
– Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
– O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.