Mais de mil crianças participaram do primeiro dia de avaliações da seletiva de Florianópolis do Peneirinha Gilette, neste sábado, no Centro de Formação de Atletas (CFA) do Avaí, no Sul da Ilha, neste sábado. Os pequenos atletas aprovados para a final da etapa que acontece na tarde deste domingo serão conhecidos a partir das 19h, no site oficial da promoção.
Continua depois da publicidade
A fila de candidatos a jogador já dobrava o quarteirão antes mesmo da bola rolar. Os inscritos recebiam um número de identificação na entrada e após o aquecimento, com uma série de exercícios de alongamento orientados por um dos 12 professores formadores, eram encaminhados para um teste de mobilidade.
– É onde avaliamos a coordenação motora, habilidade e outros aspectos para que os professores possam formar equipes equilibradas, com jogadores de defesa, meio-de-campo e ataque – explica o coordenador técnico da seletiva, Gad Pastor.
Separados por faixas de idade (8 e 9 anos e 10 a 12 anos), os candidatos eram divididos em equipes e recebiam coletes para a disputa de uma partida de 25 minutos, onde eram avaliados por uma comissão formada por técnicos e acadêmicos de Educação Física. Do lado de fora, os pais acompanhavam cada movimento dos filhos, sem esconder o nervosismo.
Continua depois da publicidade
O empresário Gerson Fernando Damazio trouxe o filho João Victor, 11 anos, direto de Blumenau. Eles chegaram ainda de manhã, mas devido ao número elevado de inscrições, tiveram que esperar até o início da tarde para realizar o teste.
– Perdemos a seletiva de Blumenau, pois estávamos viajando e como ele irá fazer testes no Atlético-PR na próxima semana, decidi trazê-lo até para ele já ter uma experiência em peneiras. Mas pela quantidade de crianças que encontramos aqui, o teste foi muito bem organizado – elogiou.
Após a partida, Gerson tratou de incentivar o filho:
– Não importa se você não marcou gol, você jogou direitinho – disse o empresário
– É, eu sei, fiz duas assistências -concluiu João.
Moradores do Norte da Ilha, os pais de Dilson Ribeiro, 12 anos, também foram dar uma força para o filho na seletiva. Do lado de fora do gramado, Idiel e Eliane não escondiam a ansiedade com a participação de Dilson, até pela expectativa criada nos dias que antecederam o teste:
Continua depois da publicidade
– Ele estava super ansioso – relatou a mãe.
Idiel resumiu o sentimento compartilhado com centenas de outros pais durante todo o sábado nos dois gramados do CFA:
– Estamos com o coração na ponta das chuteiras – declarou.
Fã do atacante Júlio Cesar, do Figueirense, João Victor Brito Ribeiro escolheu uma camisa alvinegra para participar do teste. Depois de até marcar um gol na partida, João Victor foi se divertir na área de integração, com brincadeiras que tiveram a participação do comunicador da Rádio Atlântida FM Marcos Piangers.
– Achei bem legal a seletiva. Joguei bem e acredito que possa ter passado – avaliou.
Neste domingo pela manhã será realizada a última fase de avaliações antes da final da seletiva, que acontece à tarde e irá apontar os 30 classificados para a grande final. Os classificados devem seguir algumas recomendações.
Continua depois da publicidade
– É importante que não percam o número de identificação. Além disso a gente recomenda uma boa hidratação e uma alimentação leve e saudável – avisou Pastor.