Um menino de 11 anos foi picado por uma cobra da espécie jararaca e precisou ser socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, no fim da tarde desta quarta-feira (28). Ele segue em tratamento no Hospital Jaraguá e passa bem.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O caso ocorreu na Rua Maria Aparecida Sant’Ana, no bairro Três Rios do Norte. Segundo os bombeiros, que foram chamados para atender a ocorrência por volta das 16h45min, a criança foi encaminhada ao hospital em situação estável.
Cobra no vaso sanitário: Quais foram os resgates mais inusitados feitos em Jaraguá do Sul
Nesta quinta (29), o menino continua em observação no Hospital Jaraguá e recebe tratamento de soroterapia, que previne complicações do veneno da cobra. Ele passa bem, com sinais vitais estáveis e sem dores, informou a equipe do hospital. As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas.
Continua depois da publicidade
Jararaca é uma das cobras mais comuns no Brasil
A jararaca é uma das serpentes mais comuns no Brasil e é frequentemente encontrada em Jaraguá do Sul, por meio dos trabalhos de resgates dos biólogos da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama). É uma cobra peçonhenta e, se a picada não for tratada rapidamente por equipes médicas e com soro antiofídico, pode levar a morte.
No final de abril, um adolescente de 15 anos morreu em São Francisco do Sul, no Norte de SC, após ser picado por uma cobra. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Chame o resgate ao encontrar uma cobra
Ao encontrar uma serpente ou outro animal silvestre, a orientação é não se aproximar e chamar os órgãos competentes para o resgate. Em Jaraguá do Sul, a Fujama pode ser contatada através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-6420156, ou pelo número direto do órgão, (47) 3273-8008, das 7h30min às 17h.
Fora deste horário e aos fins de semana, o chamado deve ser feito aos Bombeiros Voluntários, pelo 193. Em caso de picada, chame a equipe de forma urgente. Em outros municípios, a população pode procurar os bombeiros de sua cidade ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul
Família de SC colhe aipim “gigante” de 37 quilos: “Uma surpresa”