Uma criança de seis anos foi vacinada por engano contra a Covid-19 em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O caso aconteceu no dia 26 de outubro e a técnica de enfermagem responsável foi afastada.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande, a família da criança procurou a unidade de saúde no bairro Santa Bárbara para fazer a vacinação contra a gripe. O erro foi classificado como engano por Casagrande.
— Ficamos sabendo através da nossa Vigilância Epidemiológica. A Vacinadora se equivocou. No mesmo instante, ao tomar conhecimento, ela foi afastada. É um erro humano, que pode acontecer em qualquer lugar com qualquer profissional — disse.
A criança é monitorada pelos profissionais da epidemiologia do município. Ela teria sentido apenas dor no local da aplicação da dose. Ela recebeu a vacina da Pfizer, que vem sendo aplicada no Brasil em adolescentes com até 12 anos.
Continua depois da publicidade
Uma sindicância foi instaurada pela prefeitura para apurar o caso. Não foi informado se a criança vai receber a segunda dose do imunizante.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), em caso como esse os municípios têm que notificar o erro no E-sus notifica, sistema do Ministério da Saúde.
A criança também deve ser acompanhada para monitorar possíveis eventos adversos pós-vacinação.
Vacinação com a Pfizer
No início de outubro, a Pfizer e a BioNTech pediram ao Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, a autorização de uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
Também em setembro, Pfizer e BioNTech anunciaram que a vacina é segura e induz resposta imune em crianças de 5 a 11 anos. Os dados são preliminares e ainda precisam passar por avaliação de outros cientistas para serem publicados em revista científica.
Continua depois da publicidade
Leia também
Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?
Com quase 60% de “imunizados”, SC prepara mudanças nas regras da pandemia
Grande Florianópolis tem menor risco para Covid pela 1º vez; veja mapa