A criança de 2 anos que desapareceu em Santa Catarina foi encontrada nesta segunda-feira (8), na cidade de São Paulo. O menino estava desaparecido há oito dias, segundo os familiares, e a polícia investigava o caso desde 5 de maio, quando a avó registrou um boletim de ocorrência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre desaparecimento de menino em SC

De desaparecimento a tráfico de pessoas: os detalhes do caso do menino de SC encontrado em SP

O bebê deve retornar ao Estado na madrugada desta terça (9), em voo com avião da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). No momento, ele está aos cuidados do Conselho Tutelar em São Paulo.

Continua depois da publicidade

A criança foi encontrada no carro de um casal no bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, por policiais paulistas, acionados pelas autoridades de Santa Catarina.

— Através de um veículo suspeito rastreado, contatamos a Polícia Militar de São Paulo para que fizesse a abordagem. A criança foi encontrada nesse veículo — afirmou o comandante-geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa.

Mãe de menino desaparecido sofre de depressão pós-parto e quer criança de volta, diz irmão

Suspeita teria alegado que criança havia sido doada

Conforme o g1 apurou, a dona do carro em que o menino foi encontrado e que estava com o ele no momento do flagrante teria alegado à PM paulista que a mãe biológica havia doado ele.

Ela ainda teria apresentado a certidão de nascimento da criança e dito que estaria indo ao fórum justamente para regularizar a situação.

Continua depois da publicidade

Desaparecimento de menino em SC pode ter tráfico de pessoas como pano de fundo, diz polícia

O que é tráfico de pessoas, crime suspeito no desaparecimento de criança em SC

Antes de fazer a abordagem, os policiais fizeram campana em frente à residência da proprietária do veículo. Os agentes viram um homem chegar de moto ao local. Ele deixou a motocicleta estacionada na rua e saiu de lá dirigindo o carro do flagrante junto com Nicolas e a mulher também suspeita.

A Polícia Militar de São Paulo teria identificado, ainda segundo o g1, que o carro que levava a criança, um Hyundai/Creta, tinha a placa adulterada.

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, o casal suspeito está detido e deve prestar depoimento. As autoridades catarinenses não confirmaram ainda as circunstâncias do flagrante. A investigação do caso segue em andamento.

Polícia já tem uma hipótese para desaparecimento de criança em SC

8 dias desaparecido

O menino estava com a mãe quando foi visto pela última vez, no dia 30 de abril. Na mesma data, ela deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da Grande Florianópolis e, até esta segunda, ainda se mantinha na instituição. Conforme a Polícia Civil, ela deve prestar depoimento em breve, já que deixou a UTI nesta tarde.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello (PL) parabenizou o trabalho da polícia pelas redes sociais e confirmou que um avião de Santa Catarina buscaria Nicolas em São Paulo.

Quebra de sigilo de celulares em SC

Horas antes da criança ser encontrada na capital paulista, a Polícia Civil catarinense revelou ter realizado a quebra de sigilo de celulares e aplicativos de transporte em Santa Catarina.

Conforme a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara, ainda na última semana foi representado busca e apreensão nos locais indicados pela família e por amigas da mãe da criança, onde o menino poderia ser encontrado, mas as informações não foram suficientes para desvendar o sumiço do menino.

Estamos desesperados”, diz tio de menino de 2 anos desaparecido em São José

— Nós ainda não sabemos se ela [criança] foi sequestrada, se ela [a mãe] entregou [a criança]. Estamos apurando o desaparecimento. A partir do momento que tivermos definido a circunstância de como ela desapareceu, podem até surgir outros crimes — explicou a delegada em entrevista à CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

“Encontramos”, comemora família

O tio do menino, o humorista Juliano Gaspar, que mobilizou a internet com o caso, comemorou o encontro do sobrinho nesta segunda. A família pedia há dias nas redes sociais por qualquer informação sobre o paradeiro da criança.

“Obrigado a todos que compartilharam e enviaram energia positiva. Ele estava em São Paulo, é o que podemos dizer no momento, mas está bem, são e salvo”, escreveu no Instagram.

Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente e seguindo nossos preceitos éticos e editoriais, a NSC não identificará a criança que foi levada de Santa Catarina e encontrada em São Paulo no dia 8 de maio.

Leia também

Infância interrompida: assassinato de 60 crianças de SC em 7 anos alerta sobre violência familiar

Continua depois da publicidade

Violência contra idosos em SC quase duplica em um ano