Uma menina de 1 ano morreu por causa do novo coronavírus na manhã desta segunda-feira (29) em Florianópolis. A criança estava internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão e foi a primeira paciente da unidade a morrer por causa da doença.

Continua depois da publicidade

> Veja no mapa interativo como ocorreu o avanço da pandemia em SC

A menina era moradora do bairro de Fazenda Santo Antônio, em São José, na Grande Florianópolis, e sofria de doença cardiovascular. A morte da paciente foi confirmada primeiro pela prefeitura de São José e depois pelo governo de SC no boletim estadual sobre o coronavírus nesta segunda-feira. O hospital infantil não repassou mais informações à reportagem e nem ao município.

Esta foi a segunda morte de paciente menor de 18 anos por causa do novo coronavírus em Santa Catarina. Em maio, um jovem de 13 anos morreu depois de sofrer um mal súbito durante atividade física em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de SC. Um teste rápido feito durante a autópsia deu positivo para o novo coronavírus.

Outra testagem foi feita no Laboratório Central (Lacen) e não apontou a presença do vírus, o que faz a prefeitura local questionar a inclusão do óbito nos dados da covid-19, mas o Estado, seguindo orientação do Ministério da Saúde, contabiliza o caso como morte por coronavírus.

Continua depois da publicidade

SC tem 312 mortes por covid-19

O município de São José tinha até a tarde desta segunda-feira 434 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes – ainda sem contabilizar o óbito da menina de 1 ano.

Em Santa Catarina, até a tarde desta segunda-feira (29) havia 24.364 casos confirmados da doença, com 312 óbitos. De sábado para domingo, o Estado confirmou mais oito mortes e 556 novos diagnósticos positivos da covid-19.