A criatividade de Emanuel do Prado de Souza, de 11 anos, chamou a atenção de Técnicos a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) durante uma visita técnica à família. Ele construiu uma fazenda em miniatura nos fundos da casa em que mora no interior de Ponte Alta, na Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O menino, que sonha em ter uma fazenda e ser caminhoneiro, confeccionou uma lavoura, cercado para os animais, açude, árvores e até barracão para guardar automóveis. Tudo isso apenas com terra, areia, gravetos e barbante. A ‘Fazenda Souza’ tem até placa na entrada.
— Tinha um monte de terra ali, aí eu fui brincando, aplainando, arrumando, e daqui a pouco saiu a fazenda. Eu incentivo todas as crianças a deixar o celular de lado e brincar na terra — contou Emanuel ao G1/SC.
A família está sendo atendida pela Epagri por meio do Programa Fomento Produtivo, do Governo Federal. Eles serão beneficiados com R$ 2,4 mil para construir uma estufa de cultivo de hortaliças.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a renda da família vem da prestação de serviços no meio rural. A produção de alimentos na propriedade é apenas para consumo próprio. No entanto, com a estufa, além de melhorar a alimentação da família, haverá a possibilidade de venda do excedente para ampliar a renda.
A mãe de Emanuel, Márcia Aparecida do Prado de Souza, conta que a família já viveu por um tempo na cidade, mas só depois que conseguiu comprar uma pequena propriedade no meio rural é que encontrou o seu lugar.
— A gente fica bem feliz quando vê que, na idade dele, ele ainda está brincando assim, em contato com a natureza. Estamos felizes em criar nossos filhos no interior, que é mais saudável para as crianças — disse.
Veja fotos:
*Com informações de G1/SC
Continua depois da publicidade
Leia também:
Lista mostra melhores hotéis fazenda em SC