Uma ação conjunta entre polícia e órgãos ambientais desativou dois criadouros clandestinos de javalis em Benedito Novo, no Vale do Itajaí. O flagrante ocorreu nesta terça-feira (12) após denúncias e resultou em multas para donos das propriedades.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A criação de javalis — e também o cruzamento do animal com porco — é proibida por lei. Trata-se de uma espécie exótica invasora da fauna brasileira, capaz de destruir lavouras e causar danos à flora e à fauna e que não tem predador natural.
Além disso, pode transmitir graves doenças a suínos e seres humanos.
Os 10 javalis encontrados nas duas propriedades foram abatidos, segundo o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro). O Ibama multou os proprietários em aproximadamente R$ 3,5 mil cada um.
Continua depois da publicidade
“Esses locais possuem histórico de criação de mais de 100 javaporcos ao longo dos anos. Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será lavrado procedimento policial por crime ambiental”, disse o Centro de Apoio Operacional em nota.
A ação envolveu as polícias Civil, Militar Ambiental, Ibama, IMA e veterinários da Cidasc.

Leia mais
Lagoa se rompe no Alto Vale e força da água destrói rancho e atinge casa; veja fotos
Investigação revela conspiração audaciosa para furto milionário à prefeitura em SC