No Brasil, o criador do Orkut, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, disse que pretende voltar com a rede social que foi sucesso nos anos 2000. Desde 2022, o site oficial da plataforma, desativada em 2014, mostra uma mensagem que algo novo está sendo construído. Uma data para o retorno da rede social, famosa pelas comunidades e recheada de nostalgia, no entanto, ainda não foi divulgada. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na segunda-feira (12), o Orkut voltou a ser assunto quando, no X (antigo Twitter), um usuário comentou sobre como eram as comunidades da rede social, e como elas conseguiam unir pessoas.

Orkut: tudo sobre a primeira rede social do Brasil

“No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns se eu fizesse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’ não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. A gente poderia amar e odiar coisas em paz”, diz a publicação, que passou dos dois milhões de visualizações.

Continua depois da publicidade

Unir pessoas é o objetivo principal do engenheiro, com a volta do Orkut. Ele veio ao Brasil para o “Rio Innovation Week”, nesta quarta-feira (14). Ele disse ao g1 que pretende voltar com o Orkut, recrutando, além de profissionais do Vale do Silício, executivos brasileiros.

— Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve.

Ele não deu uma data exata para o retorno da rede social, desativada oficialmente em 2014. Durante o tempo que ficou ativo, o Orkut conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo.

— Se você pensar no ‘orkut.com’, era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito — afirmou o engenheiro.

Continua depois da publicidade

— Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários — disse ao g1.

Leia também

Fenômeno astronômico raro pode ser visto no céu de SC nesta quarta-feira; saiba como

Cidade de SC fica coberta por gelo e amanhece com -4°C