Mais do que orientar e vender produtos, uma iniciativa de duas amigas está ajudando a mudar vidas em Porto Alegre. Em visitas ao Morro da Cruz, comunidade de baixa renda da Capital, em agosto do ano passado, Gabriela Ruiz Gonçalves e Marília dos Reis Martins conheceram grupos de artesãs e pequenos negócios. Em conversas com as trabalhadoras e outros líderes da comunidade, perceberam que havia duas grandes dificuldades: não conseguir chegar até os compradores e carecer de conhecimentos técnicos para, por exemplo, dar preço aos produtos.
Continua depois da publicidade
Foi assim que nasceu a Colibrii, rede que busca ajudar mulheres que movimentam a economia nas comunidades e inspirar outras a se engajar no mesmo ciclo. Além de prestar consultoria, a dupla também atua como um canal de distribuição para vender os produtos das artesãs, que ganham maior alcance. O modelo de negócio social se divide em três pilares: educação, consultoria, e geração de renda a partir da criação e venda dos produtos feitos em parceria com a Colibrii.
Para a confecção dos produtos, as artesãs utilizam alguma quantidade de material reciclável, doado por empresas. Ao direcionar aos grupos de trabalhadoras, a ideia é promover a qualificação do descarte do material dispensado pelas indústrias.
Conheça a Colibrii
Continua depois da publicidade
A dupla da Colibrii
Amigas há alguns anos, Gabriela Ruiz Gonçalves e Marília dos Reis Martins foram colegas de trabalho em uma ONG, a AIESEC, e desde lá compartilham da mesma vontade e motivação para causar um impacto positivo e desenvolver um trabalho relevante em comunidades com potencial de transformação. Gabi é formado em Direito e tem experiência em gestão de projetos sociais, enquanto Marília é graduada em Economia e já trabalhou no programa do governo do Estado voltado pra articulação de programas de ensino técnico e tecnológico.
As amigas Gabriela e Marília
As primeiras criações
No domingo, Gabriela e Marília comemoraram o primeiro lançamento de produtos da Colibrii. Mochilas divertidas, ecobags, carteiras e outros acessórios super úteis, como organizadores de bolsa, estão disponíveis na Casa Liberdade, aqui em Porto Alegre. No local, também é possível doar tecidos, que serão usados nas próximas criações. A preferência das meninas é por jeans.