A Prefeitura de Joinville pretende implantar até o fim deste ano sistema de bicicletas de aluguel. Para isso, foi criada a comissão de implantação, por meio do decreto nº 19.666, de 9 de outubro, que será publicado nesta semana no Jornal do Município.
Continua depois da publicidade
Segundo o decreto, a comissão terá 30 dias para propor o modelo institucional para delegação ou autorização do serviço, realizar audiência pública para apresentar o projeto do sistema de bicicletas de aluguel, promover e avaliar teste operacional de sistema antes da chamada de propostas e, ainda neste prazo, promover a chamada de propostas por meio de edital.
Depois disso, a comissão terá mais 30 dias para escolher a empresa que vai operar o sistema. A equipe também terá a função de acompanhar a implantação.
A Comissão reúne representantes da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) e Secretaria de Administração.
Continua depois da publicidade
O grupo é coordenado pelo presidente do Ippuj, Vladimir Tavares Constante, e a primeira reunião está marcada para terça-feira da semana que vem. Um anteprojeto de sistema de bicicletas de aluguel integrado ao transporte coletivo da cidade já foi elaborado pelo Ippuj, com base em pesquisas e estudos, entre eles a visita técnica, no ano passado, por uma comitiva de Joinville ao sistema em operação e já consolidado em Paris, na França, e em Barcelona, na Espanha.
O anteprojeto prevê, em sua primeira etapa, a implantação de 20 a 30 estações com 200 a 400 bicicletas na área central de Joinville. As estações serão instaladas junto a pontos de interesse dessa região, como terminal central de ônibus, Hospital Municipal São José e shoppings Mueller e Cidade das Flores.