Nesta quinta-feira será apresentada a Frente Parlamentar Catarinense pela Inovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O grupo formado por oito deputados e aprovado no plenário da Câmara em abril será responsável por garantir e fiscalizar a aplicação de recursos para o setor de ciência e tecnologia no Estado. O evento #GenteQueInova – Movimento Catarinense pela Inovação também apresentará as ações que o Governo de Santa Catarina realiza e o projeto dos 13 Centros De Inovação espalhados pelo território catarinense.
Continua depois da publicidade
Veja entrevista com Josep Piqué sobre os projetos catarinenses
Centro de Inovação devem reunir ideias diferentes
À tarde o evento terá ainda a realização de palestras abertas ao público com especialista das áreas de inovação e tecnologia no Brasil. O destaque será a apresentação de Josep Miquel Piqué – Vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT). O 22@Barcelona, dirigido por Piqué, é uma das referência de projeto para o Estado. As inscrições podem ser feita no site do evento.
Continua depois da publicidade
Centro de inovação e fiscalização
Dos 13 centros de inovação que serão construídos no Estado de Santa Catarina, oito já estão em obras e o primeiro a ficar pronto deve ser o Centro de Inovação de Lages, no primeiro semestre de 2016. O objetivo é estimular a produção de tecnologia e conhecimento voltado para cada uma das regiões de acordo com a vocação econômica das cidades onde estão instalados.
– Essas cidades representam 53% do PIB de Santa Catarina e vamos investir cerca de R$ 100 milhões através do Pacto por Santa Catarina para que possamos inovar no desenvolvimento desse mercado – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini.
Com a responsabilidade de melhor alinhar as ações do Governo com os interesses do setor de inovação, foi aprovada em abril de 2015, na Alesc a Frente Parlamentar Catarinense pela Inovação. Cada centro de inovação será independente, mas a Frente Parlamentar espera garantir que o desenvolvimento se aplique a todo o Estado com uma política pública que evite a criação de “ilhas”, segundo o deputado Jean Kuhlmann (PSD), coordenador da Frente.
Continua depois da publicidade
– Devemos fiscalizar todas as ações feitas pelo Estado. Vamos questionar a aplicação dos recursos atuais e ver se eles apresentam os resultados esperados e para garantir a eficiência dos investimentos – promete o Kuhlmann.
Serviço
Evento gratuito mediante a inscrição no site: www.eventick.com.br/gentequeinova
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Auditório Deputada Antonieta de Barros
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis – SC, Brasil
Programação
9h – Abertura e Lançamento da Frente Parlamentar pela Inovação
9h45 – Lançamento da V Conferência Estadual de CT&I – Sergio Gargioni – Presidente da FAPESC
Continua depois da publicidade
10h – O Programa Catarinense de Inovação e os Centros de Inovação – Carlos Chiodini – Secretário SDS
10h30min – Conferência de abertura – Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Roberto Rogério Amaral
13h30 – Painel 1 – Especialização Inteligente – Vocacionamento econômico – Ricardo Horiuchi – Thomson Reuters; Sidnei Rodrigues – Observatório de Inteligência Industrial – FIESC; Jean Vogel – Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
Continua depois da publicidade
16h – Painel 2 – Desafios na Articulação do Ecossistema de Inovação; Vladimiro Miranda – Inesctec Tecnologia e Ciência (Portugal); José Eduardo Fiates – Sapiens Parque; Prof. Roberto Pacheco – EGC/UFSC e Instituto Stela; Rui Gonçalves – RECEPETi
17h30min – Palestra: Empreender-se em Rede – Oswaldo Oliveira – Empreender$e
19h30min – Palestra de Encerramento: Inovação e Especialização como Caminhos para o Desenvolvimento com Josep Miquel Piqué – Vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação