Ranking recente mostra que Florianópolis aparece em primeiro lugar na pesquisa realizada pela Endeavor que mostra as melhores cidades para empreender. A informação nos leva a questionar: por que Florianópolis foi considerada a melhor cidade do Brasil para a criação de empresas?

Continua depois da publicidade

A resposta não é evidente, considerando que não estamos em um grande centro empresarial, como São Paulo. Mas o que realmente faz a diferença é a nossa cultura empreendedora, que se constitui hoje num diferencial competitivo, aliada ao capital humano formado em nossas universidades e ao ecossistema de empreendedorismo inovador, além da qualidade de vida na nossa ilha.

Em princípio, todos os indivíduos podem ser empreendedores, pois esses comportamentos e hábitos podem ser adquiridos, praticados e reforçados, ou podem surgir pela personalidade ou pela capacitação. É justamente isso que o DOT Soluções Educacionais e o IEA vêm desenvolvendo nas últimas duas décadas, cursos de capacitação em diversas áreas e, particularmente, em empreendedorismo. Sendo a primeira instituição do Brasil a implementar em 2001 um programa focado no tema, totalmente online, em parceria com o Sebrae, batizado de Iniciando o seu Pequeno Grande Negócio (IPGN). O programa foi premiado pela Associação Brasileira de Educação a Distância em 2004 e considerado também o maior programa de capacitação sobre empreendedorismo realizado no Brasil.

Em Santa Catarina, a cultura empreendedora é ainda mais marcante. A diversidade étnica gerou uma população com característica empreendedora que valoriza o trabalho e a capacitação, com iniciativa para a inovação e que não mede esforços em torno do bem comum, fazendo com que a sua capital, Florianópolis, seja hoje a melhor cidade do Brasil para a criação de empresas.

Continua depois da publicidade