A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na manhã desta terça-feira o projeto que pretende criar a região metropolitana da Grande Florianópolis. A iniciativa é uma demanda antiga dos prefeitos da região, já que esse agrupamento como “bloco” facilita a busca de recursos junto ao governo federal ou às agências de fomento de desenvolvimento econômico.

Continua depois da publicidade

A proposta, se aprovada – ainda tem que passar pelas comissões de Finanças e Tributação e Transportes e Desenvolvimento Urbano, além do plenário da Casa – também cria a possibilidade de que sistemas de mobilidade urbana sejam integrados entre municípios, até entre linhas de ônibus. Porém, o mais provável é que a medida busque viabilizar o transporte marítimo entre Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu

Farão parte da região metropolitana os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu. Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

O projeto cria também a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), que ainda terá que definir no que será diferente da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

O projeto, de número 0001.8/2014, tramita em regime de urgência e foi protocolado pelo executivo no dia 18 de fevereiro deste ano.

Continua depois da publicidade