O crescimento da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) no Nordeste, seu principal reduto eleitoral, entre o primeiro e o segundo turnos foi fundamental para garantir a vitória na eleição deste domingo.

Continua depois da publicidade

Uma análise do mapa eleitoral brasileiro com 99,9% das urnas apuradas mostra que Dilma obteve 3,7 milhões de votos a mais entre os nordestinos na segunda rodada de votação em comparação à primeira, alcançando 71,7% da preferência do eleitorado. Ela se elegeu com uma vantagem de 3,4 milhões de votos sobre Aécio.

O tucano superou a adversária nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde construiu uma vantagem superior a 9 milhões de votos em relação a Dilma. A petista saiu vitoriosa no Norte, onde alcançou 1 milhão de votos a mais que Aécio, e no Nordeste – onde sua vantagem chegou a mais de 12 milhões de eleitores. Se Dilma não tivesse avançado ainda mais em sua maior base eleitoral, onde obteve 59,7% da preferência dos eleitores no primeiro turno, a liderança conquistada no Norte não teria sido suficiente para reverter as derrotas nas demais regiões no país.

Com vitória de Dilma, nordestinos são alvo de ódio nas redes sociais

Continua depois da publicidade

Conheça as propostas de Dilma para oito setores

Analisando-se a votação por Estado, a presidente reeleita foi a preferida em 15 unidades da Federação – nove no Nordeste, quatro no Norte e dois no Sudeste (um deles, Minas Gerais). Aécio venceu em 12 Estados – três no Norte, três mais o Distrito Federal no Centro-Oeste, dois no Sudeste e os três do Sul.

Confira, no mapa interativo abaixo, a votação dos dois candidatos a presidente em todos os Estados brasileiros: