O governo americano revisou fortemente para baixo a estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, a 1,8% em ritmo anual, contra 2,4% do cálculo anterior, anunciou o departamento do Comércio. A terceira e última estimativa do crescimento do PIB da maior economia mundial ficou bem abaixo da previsão média dos analistas, que permanecia em 2,4%.
Continua depois da publicidade
No período correspondente entre janeiro a março, o departamento do Comércio disse que o consumo ficou abaixo das previsões e que tanto as exportações como as importações também caíram. A estimativa final para o trimestre sugere que os aumentos de impostos sobre a renda em janeiro e os temores sobre cortes orçamentários do governo realizados em março estimularam as famílias e as empresas a restringir os gastos.
O consumo aumentou apenas 2,6% no trimestre, enquanto os analistas esperavam 3,4%. As exportações caíram 1,1% no período e as importações – que reduzem o crescimento no cálculo do PIB – recuaram 0,4%. Os números refletem a letargia da economia no fim de 2012, quando o ritmo de crescimento foi de apenas 0,4%.