“ A arquitetura catarinense recebeu um reconhecimento nacional no início do mês. Ao escolher o case Pedra Branca Cidade Criativa – Melhorar a Cidade para as Pessoas, o júri do Prêmio Master Imobiliário reconheceu 12 escritórios integrantes da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA-SC) que assinam projetos no empreendimento, considerado um modelo brasileiro de sustentabilidade. Um orgulho para a nossa entidade, que trabalha na atualização e capacitação dos arquitetos para o benefício de todos os espaços urbanos. Para assegurar a qualidade desse ambiente, foram estabelecidas importantes diretrizes sustentáveis, além da preservação das características fisiográficas e paisagísticas da área.
Continua depois da publicidade
Um dos grandes desafios de arquitetos e urbanistas é refletir a cidade para o cidadão, como defendem os conceitos do Novo Urbanismo: uma cidade misturada, onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir num mesmo lugar. O uso compartilhado dos espaços, unindo edificações residenciais, comerciais e de lazer, reduz o deslocamento de veículos, incentiva a locomoção a pé e proporciona uma experiência sensorial atraente, fugindo do sedentarismo e dos ambientes fechados. As edificações são projetadas e construídas com o emprego de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, menor consumo de energia e reduzida geração de gases do efeito estufa. São construções com alta qualidade de ambiente interno, com vida longa e aptas a diversos usos e reusos.
Como o crescimento das cidades é inevitável, porém, muitas vezes necessário e desejado, devemos primar pelas boas práticas. O uso intenso de iluminação e ventilação naturais, aquecimento solar, água da chuva, gerenciamento de resíduos sólidos e muitos outros itens dentro das recomendações do sistema LEED, a mais importante certificadora mundial de prédios verdes, devem ser prioridades nos projetos que pensam as cidades para as pessoas. “