Falta pouca mais de 15 dias para o Carnaval, festa de muito calor, pouca roupa e corpos sendo exibidos por aí! E mesmo estando tão perto da folia, ainda tem gente correndo atrás das cirurgias, pra não fazer feio no decote durante as festas. Um estudo do Centro Nacional de Cirurgia Plástica aponta que aumentou em 30% a procura por implante de silicone para o Carnaval.
Continua depois da publicidade
– A recuperação leva, em média, 30 dias. E a paciente ainda precisa procurar um médico com agenda disponível. Ter apenas pouco mais de um mês de recuperação não é o tempo ideal, já que para voltar a ter uma vida completamente normal é preciso cerca de três meses. Algumas mulheres precisam de até seis meses – salienta o cirurgião plástico Daniel Volpato, da clínica Young Soul, de Florianópolis.
Tudo bem que depois de 15 dias a paciente já pode voltar a levantar os braços, por exemplo, mas antes de qualquer atividade que exija maior esforço, é bom consultar o especialista para saber qual o limite. O cirurgião diz que as mulheres mais prevenidas procuram um médico ainda no Inverno.
Mas mesmo quem não tem tanta pressa para brincar o Carnaval “turbinada” é bom tomar alguns cuidados básicos antes e depois da cirurgia.
Continua depois da publicidade
Existe uma bateria de exames a serem feitos antes da cirurgia: mamografia, exames cardiológicos – como o eletrocardiograma – para saber o risco cirúrgico, ultrassonografia mamária, ressonância magnética e raio x do tórax. Há ainda o hemograma completo para glicemia, coagulograma, colesterol total e frações.
Feita a cirurgia, é preciso seguir à risca o pós-operatório, para que não haja complicações.
:: Não dormir sobre a prótese por volta de duas semanas. Essa medida evita sangramento, rompimento de pontos e deslocamento da prótese.
:: Não elevar os braços acima dos ombros por cerca de três a quatro semanas. A mama fica apoiada justamente no músculo que faz o movimento do braço, e é importante o repouso para garantir boa cicatrização.
Continua depois da publicidade
:: Não carregar peso por três semanas.
:: Evitar exposição ao sol e ao calor por duas a três semanas ou até que o hematoma desapareça.
:: Usar o sutiã específico com fecho na frente por um mês.
:: O repouso solicitado é de um mês. Não é preciso ficar deitada, apenas evitar esforços.
:: Os exercícios de baixo impacto, como andar e pedalar, podem ser feitos depois de 30 dias. Os de alto impacto, como correr e fazer musculação, são liberados depois de dois meses.
:: O sexo é permitido depois de duas semanas. A perda de sensibilidade é rara, mas pode acontecer se forem seccionados nervos sensitivos em grande quantidade. Geralmente existe uma diminuição temporária de sensibilidade, que se recupera em seis meses.