O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC) fez um levantamento sobre as ações que atendem ao papel cada vez mais importante que as mulheres ocupam na sociedade e, especialmente, no mercado imobiliário. As ações foram reforçadas ainda mais neste mês em alusão ao Mês da Mulher.

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais esse movimento, o CRECI/SC ajuda a construir um mercado propício ao crescente número de corretoras de imóveis devidamente credenciadas no Conselho, condição essencial para o exercício legal da profissão.

Para se ter uma ideia, enquanto o percentual histórico era de aproximadamente 33% de mulheres em relação aos homens, nos últimos dois anos esse número saltou para 40%. Atento a essa tendência de crescimento, o CRECI/SC tem realizado atividades que efetivamente valorizam as corretoras de imóveis. Em 2023, entre as 12 Comissões Temáticas criadas para tratar de assuntos de interesse da categoria, foi instituída a Comissão da Mulher Corretora.

O grupo editou uma cartilha especial sobre a questão do assédio, organizou eventos com centenas de mulheres e participou de palestras organizadas pelo CRECI de São Paulo (Combate à Violência Contra a Mulher) e CRECI do Rio de Janeiro (Mulheres que Constroem – Parte 2), em ambos representado pelas corretoras de imóveis Andréia Schneider e Lilian Gutierres.

— A criação da Comissão da Mulher Corretora de Imóveis do CRECI/SC foi um grande passo para desenvolvermos ações concretas e nossa participação neste evento em São Paulo mostra a valorização das mulheres pelo Conselho”, lembrou Andreia Schneider. Lilian Gutierres destacou “o excelente conteúdo do Programa do CRECI/SP e das palestras realizadas, que certamente ajudarão muito no trabalho que estamos realizando de forma inédita junto às corretoras de imóveis de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Cartilha traz informações e dicas de prevenção ao assédio

Capa da cartilha “Não é não, entendeu?” (Foto: Divulgação)

Entre as corretoras de imóveis brasileiras, 61% afirmaram ter sofrido assédio sexual, moral ou verbal, sendo que 21% não denunciaram por medo de perder o emprego e por não acreditarem em punições. Os dados são da pesquisa Mulheres no Mercado Imobiliário, realizada em 2021 pela Datastore, em parceria com a especialista em marketing imobiliário Raquel Trevisan e o movimento Mulheres do Imobiliário.

Preocupado com essa realidade, o CRECI/SC lançou a cartilha “Não é não, entendeu?”, que aborda o tema do assédio.

O material traz, entre outras informações, algumas dicas importantes para a prevenção do assédio. Além de sugerir às empresas uma governança para lidar com essas situações, com investigação, código de ética e mecanismos de monitoramento, outras atitudes podem ajudar no dia a dia das corretoras de imóveis:

  • Exigir documento com foto de todas as pessoas que visitarem o imóvel;
  • Pedir o preenchimento de ficha de visita com direito a filmagem no atendimento para sua segurança;
  • Botão do pânico conectado à imobiliária responsável ou outro contato para ajuda imediata;
  • A mulher deve ter sempre um protocolo para compartilhar sua localização, e precisa se prevenir em relação ao horário, ou seja, ir sempre na hora agendada, preferencialmente durante o dia;
  • Estar acompanhada também é adequado, principalmente em ambientes mais inóspitos e desconhecidos pela profissional;
  • Nunca deve deixar a chave na porta e sim ficar na posse da corretora, de modo a deixar vias de rotas de fuga sempre abertas e disponíveis.

Continua depois da publicidade

— Abordar com seriedade a questão do assédio é um dos compromissos cumpridos por nossa gestão e fizemos isso com a cartilha e outras iniciativas — lembrou o presidente do Conselho, Fernando Willrich.

Um outro exemplo foi a reunião realizada com a Coordenadoria da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCA- MI) da Polícia Civil do Estado, para buscar apoio no combate à importunação sexual e a discriminação que afetem o exercício profissional no mercado imobiliário. O encontro deu início a uma união de esforços para implementar as ações do CRECI/SC, alinhadas com as políticas públicas.

— Com essa e outras medidas concretas que estamos tomando, inclusive com um levantamento da realidade estadual do assédio no estado, o CRECI/SC contribui para a construção de uma sociedade e um mercado melhor, onde as pessoas possam viver livres de discriminação e trabalhar com dignidade — ressaltou a 1ª vice-presidente Rúbia Tânia Welter, que convidou a vice-governadora Marilisa Boehm para participar da campanha de combate ao assédio à mulher no mercado imobiliário.

A entidade deseja contar com a vasta experiência da vice-governadora na área, como a criação da primeira Delegacia da Mulher em Joinville e o enfrentamento dos mais variados tipos de violência durante a carreira na Polícia Civil. A ideia inicial é que a vice-governadora faça palestras em eventos organizados pelo CRECI/SC em todo o estado.

Continua depois da publicidade

Depois de uma palestra histórica, escritora volta na programação de um mega evento

Há um ano, também no mês da mulher, uma palestra promovida pelo CRECI/SC fez história ao levar um público de mais de 500 corretoras de imóveis ao auditório do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Na ocasião, a plateia ouviu as dicas da escritora best-seller e mentora Chai Carioni para um melhor posicionamento das mulheres no mercado. A atividade fez parte dos mais de 100 eventos gratuitos promovidos pelo Conselho em 2023, ano do cinquentenário da entidade, e que reuniram um total de 12 mil corretores de imóveis, em 40 municípios do estado.

Após esse sucesso, Chai Carioni estará de volta para o encerramento da programação do mega evento que o CRECI/SC realizará nos dias 29 e 30, no Espaço FG, em Balneário Camboriú. Serão diversas palestras, com nomes de destaque como Rafael Landa, Patrícia Fernandes, Wagner Bonatto, Edgar Ueda, Janessa Testoni (“Qual é o meu lugar?”), Andréia Malutta (“Carreira e Saúde Mental”); Marcele Machado, Karina Smaniotto, Vivi Mondardo e Lilian Gutierres (Painel “Rumo ao topo”), além do painel “Vivências de sucesso no mercado imobiliário”.  A abertura será feita pelo presidente Fernando Willrich.

Acompanhe a programação deste e de outros eventos do CRECI/SC pelo Instagram @crecisc.

Acesse creci-sc.gov.br e saiba mais sobre os descontos do Clube de Benefícios, os cursos gratuitos da UNICRECI/SC, o Plano de Saúde, a Sala do Corretor e muito mais! Para participar da Comissão da Mulher Corretora envie e-mail para presidente@creci-sc.gov.br