A missão empresarial brasileira enviada, na semana passada, a países da América do Sul alcançou o volume de US$ 57,7 milhões em acordos comerciais imediatos e para os próximos 12 meses. Em visita a dois países sul-americanos dos três programados, as vendas já superaram a marca de 2010, que ficou em US$ 44 milhões. A delegação, agora, segue para a última rodada de negócios, que ocorre nesta segunda-feira, em Santiago, no Chile.

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Foram realizadas negociações para intercâmbio bilateral em Bogotá, na Colômbia, e em Lima, no Peru. Na capital colombiana, os negócios chegaram a US$ 20,5 milhões. Em Lima, com o empresariado local, foram acertadas vendas no valor de US$ 26,7 milhões no primeiro dia de encontro. E, no segundo dia, nas negociações que envolveram compradores de outros países da região, foram acordados US$ 10,5 milhões.

De acordo com o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ricardo Santana, as missões comerciais têm sido “extremamente positivas”, tendo alcançado os três objetivos principais: consolidar a dinâmica bilateral do comércio existente, iniciar o intercâmbio comercial de novos produtos e superar o volume negociado no ano passado.

– As negociações estão sendo extremamente positivas. Os produtos brasileiros são muito bem recebidos. Estamos ainda mais otimistas para a rodada do Chile – disse Santana.

A América do Sul é o terceiro destino das exportações brasileiras. Dos US$ 202 bilhões exportados pelo Brasil em 2010, 18,4% (US$ 37,2 bilhões) foram para os países sul-americanos.

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