O que você está fazendo agora? A pergunta mais respondida da internet desde o surgimento do Twitter é hoje complementada por outra: onde você está? A resposta vem da geolocalização, tendência vista como irreversível na internet, que consiste em identificar pessoas e locais em um mapa.
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Com a facilidade de colocação de chips de GPS em diversos dispositivos, os recursos devem aparecer em qualquer aparelho portátil, prevê o professor do curso de engenharia da computação da Unisinos, Farlei Heinen.
– A cada dia aparece alguém com um novo uso para o georreferenciamento. Hoje, o mais comum é a rede social Foursquare – diz Heinen.
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Nesse serviço, os usuários aproveitam as coordenadas geográficas para, por exemplo, achar o restaurante mais próximo, saber como chegar e também para se relacionar com amigos. O principal atrativo é saber onde os outros estão e dizer onde se está, claro. Segundo o professor de comunicação digital da USP Luli Radfahrer, trata-se de uma forma de deixar sua marca na rede
– O usuário se difere porque faz coisas interessantes ou está num lugar interessante – analisa.
Para que essa exposição não ser negativa, vale o bom senso, diz o gerente de produtos geográficos do Google na América Latina, Marcelo Quintella:
– Uma coisa é ir a uma churrascaria e opinar, outra é divulgar o endereço do churrasco em casa.
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O que é |
Geolocalização, basicamente, é saber a posição de algo ou alguém com grande detalhamento (cidade e rua, por exemplo). A tendência tem duas aplicações: de serviço e social. Na primeira, as possibilidades geralmente envolvem o uso de mapas para encontrar locais e traçar rotas. O uso social consiste em trocar dicas e identificar locais frequentados pelo usuário. |
Como funciona: o internauta mesmo informa sua localização ou ela é obtida por aparelhos com GPS ou pelo número de IP (que identifica um computador na internet). |