O número de crianças aguardando leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina cresceu. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (14), 11 pacientes aguardam atendimento pediátrico. Na segunda-feira (13), eram nove.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Das 11 crianças, dez apresentam problemas respiratórios. Não foi especificado pela SES se os pacientes positivaram para a Covid-19.

A fila de espera para leitos neonatais não teve alteração entre segunda e esta terça. Oito pacientes seguem aguardando transferência para leito em UTI. Nenhum deles apresenta problemas respiratórios, segundo a SES.

Há também fila de espera para leitos de UTI adulto. Nesta terça, duas pessoas aguardam a transferência.

Continua depois da publicidade

Assim, considerando leitos neonatais, adultos e pediátricos, 21 pacientes estão na fila de espera. O número é menor em relação ao total notificado na segunda-feira, quando 26 pessoas estavam nesta situação.

A grave situação já teve efeitos. No sábado (11), um bebê que aguardava um leito em UTI morreu após sofrer quatro paradas respiratórias na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na data, não havia leitos disponíveis.

Estado entregou seis novos leitos de UTI neonatal

A SES informou que abriu seis leitos em UTI neonatal e 8 de cuidados intermediários pediátricos para atender a demanda. Segundo a pasta, esses são os primeiros dos 82 previstos.

Além dos leitos para os pacientes infantis, foram abertos na segunda-feira novos 10 leitos de UTI adulto e 17 de enfermaria no Hospital Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Leia também 

Testes de farmácia positivos para Covid tiveram aumento de 178% entre abril e maio em SC

SC descarta dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Florianópolis registra 14 surtos de Covid em escolas, asilos e órgão público