O número de pessoas que procuraram o ambulatório para casos suspeitos de coronavírus na Vila Germânica, em Blumenau, aumentou na última semana. De segunda (27) a quarta-feira (29), 229 moradores procuraram a estrutura com sintomas da Covid-19, mais do que os cinco dias anteriores, conforme dados da prefeitura de Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Nesta quarta-feira, 75 pacientes foram à Vila Germânica, sendo que um teve de ser encaminhado a um dos hospitais de Blumenau. No total, foram feitos 87 testes, somando as pessoas que procuraram outas unidades de saúde do município. Na terça-feira, 60 foram até o AG para casos suspeitos, enquanto na segunda-feira foram 94 — maior número até agora (veja o gráfico abaixo).
Segundo o secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, é possível atribuir esse aumento na procura da estrutura da Vila Germânica a três questões:
— Primeiro é que a gente aumentou a testagem, então as pessoas procuram a Vila Germânica para fazer o teste. Lembrando que ele só é realizado por uma decisão médica e em quem tem sintomas de gripe. Outra coisa que podemos atribuir é, sim, à saída do isolamento, o que proporciona uma maior circulação de pessoas. Essas duas coisas estão relacionadas.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
— A terceira possibilidade é a consolidação desse local [o AG para casos suspeitos da Vila Germânica] para o atendimento de coronavírus. Então as pessoas procuram o ambulatório, e não outras unidades — aponta o secretário de Saúde.
Blumenau chegou nesta quarta-feira à marca de 200 casos confirmados da Covid-19. A cidade é a segunda do Estado com mais casos da doença, atrás apenas de Florianópolis.