O assassinato da universitária Mara Tayana Decker, 19 anos, chama a atenção para um problema antigo: a violência contra a mulher.
Continua depois da publicidade
Somente nos quatro primeiros meses foram registrados 865 boletins de ocorrência de violência doméstica em Joinville – 91 a mais que o mesmo período de 2013. No entanto, este número não corresponde a todos casos que ocorrem na cidade.
– As mulheres ainda deixam de denunciar o agressor por medo, vergonha ou questões financeiras. Outro motivo é que a maior parte da população desconhece a Lei Maria da Penha – explica a delegada Marilisa Boehm, da Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.
Ela também alerta que a Lei Maria da Penha de setembro de 2006 dá mais segurança para a vítima. Hoje, a mulher que registrar um BO pode pedir medida protetiva e não precisa mais conviver o agressor dentro de casa.
Continua depois da publicidade
– As vítimas não podem ter medo e devem denunciar o autor do crime – acrescenta Marilisa.
Além dos casos de violência doméstica, outro crime que as crianças, adolescentes e mulheres ainda têm vergonha ou medo de denunciar é o estupro. Em 2013, foram registrados 222 BOs de estupro. Os números de 2014 ainda não foram divulgados.
Em caso de novas informações, o disque-denúncia da Polícia Civil é 181. A ligação pode ser anônima.
Os números:
– BOs de violência contra a mulher de janeiro a abril de 2013: 774
– Total de BOs registrados em 2013 de violência doméstica: 2.402
– BOs de violência contra a mulher de janeiro a abril de 2014: 865