O consumo médio de chope por pessoa na Oktoberfest quase dobrou nos últimos cinco anos. Na 30ª edição, cada oktoberfesteiro bebeu em média 1,18 litro, o que representa praticamente três copos cheios.

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Apesar da queda de público de 23% em relação ao ano passado, o consumo da bebida aumentou. O diretor regional da Ambev – que comercializa o chope Brahma -, Fernando Porto, informou que a Blucredi ainda contabiliza as vendas de cada choperia. Porto afirma que ainda não tem os números de litros vendidos da cervejaria para comparar a anos anteriores.

– O objetivo não é vender muito, mas vender sempre na festa que é a maior das Américas no setor. Procuramos fazer uma venda eficiente e estamos otimistas – analisa o diretor da Ambev.

Segundo Leandro Schmitt, gerente de produção da Cervejaria Das Bier, as vendas desta Oktoberfest superaram o ano passado, porém a diferença foi pequena:

– Esta edição superou levemente nossas expectativas porque achávamos que venderíamos menos devido ao aumento no valor da entrada e do chope.

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Confira o consumo de chope nos últimos cinco anos da festa.

Para o secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck, a explicação para o crescimento no consumo pode indicar o que os organizadores chamam de qualificação da festa, com melhorias no atendimento e facilidade de acesso aos estandes de chope.

– Não fechamos o balanço da festa ainda, mas sabemos que o gasto per capita aumentou. As pessoas permanecem mais tempo no evento, consomem mais e acabam gostando mais da festa. Pode ser um indicativo desta qualificação, mas é necessário aguardar os números da alimentação para ver se esta tendência se confirma – observa Stodieck.

O balanço oficial da 30ª Oktoberfest será divulgado em 5 de novembro, mas nesta terça-feira, o Parque Vila Germânica apresentou uma prévia dos resultados desta edição.

O secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, ressalta que o controle de público – limitado a 40.754 pessoas simultaneamente na Vila Germânica por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público – oferece mais mobilidade e conforto aos frequentadores da festa.

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Segundo Schrubbe, se antes da medida as pessoas ficavam de duas a três horas circulando no evento, passaram a ficar até cinco horas nos pavilhões.

Apontamentos

Confira as demandas do público identificadas pela organização da festa, que podem ser adotadas na próxima edição da Oktoberfest:

1. Música ao vivo

A previsão é de que sábados e domingos passem a ter música ao vivo a partir do horário do almoço.

2. Praça de Alimentação

Pode abrir ao meio-dia de segunda a sexta-feira.

3. Banheiros femininos

As filas e reclamações das mulheres mostraram que faltam sanitários no Setor 3 e no Biergarten. Para a próxima festa, devem ser construídas mais unidades.

4. Chope de vinho

A organização estuda manter o chope de vinho. Além disso, as opções devem aumentar, incluindo chope sem glúten no cardápio.

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5. Volume de som

Há possibilidade de troca dos equipamentos de som no Biergarten.

6. Táxis

Segundo avaliação do Parque, os 140 carros disponíveis não foram suficientes para dar conta da necessidade da festa. O número deve aumentar no próximo ano. Fonte: Parque Vila Germânica