O calor da temporada levou os consumidores às lojas e fez as vendas de aparelhos de ar-condicionado crescerem 30% na comparação com o ano passado. Mas a demora e o custo para a instalação de equipamentos tradicionais, que chega a superar uma semana, fez os climatizadores aparecerem na lista das opções escolhidas pelos clientes.

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Nas lojas da Havan, o crescimento na procura pelos climatizadores se equiparou ao de aparelhos de ar-condicionado, com alta de 50% em relação ao verão passado. Um dos motivos para o sucesso da opção é o preço, que varia de R$ 399 a R$ 499, dependendo se o aparelho tem a função de aquecimento. Além disso, por ser portátil, é mais prático para quem viaja durante as férias.

Opção mais em conta chama a atenção

A gerente de eletroeletrônicos da empresa, Sandra Fagundes, ressalta que se a rede não tivesse ficado uma semana sem o produto em algumas lojas, devido ao seu esgotamento, o crescimento seria ainda maior.

– O climatizador não substitui o ar-condicionado, que acaba resfriando de fato o ar. Tem pessoas que saem das lojas levando os dois – afirma.

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Nas lojas da Berlanda em SC, o estoque está equipado para atender um aumento de 50% da demanda até o final da temporada. O diretor de vendas da rede, Alaor Pegoraro, comenta que os climatizadores estão sendo mais vendidos do que no ano passado, especialmente pelo preço, em média R$ 600 mais barato.

– O consumidor ainda tem um certo receio, já que não é que nem um ar-condicionado. Por outro lado, se eu pago R$ 999 por um split de 9 mil BTUs, posso pagar menos de R$ 400 por um climatizador – afirma.

Demanda aquecida faz Komeco crescer

O crescimento na demanda por ares-condicionados fará a palhocense Komeco expandir em 50% a capacidade da sua fábrica em Manaus em 2014. A temporada de vendas para as lojas, que vai de setembro a novembro, teve aumento de 60% em relação a 2012, o equivalente a 350 mil aparelhos da marca.

Para este ano, está prevista a ampliação tanto da área da fábrica quanto do número de funcionários, atualmente cerca de 280.

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Sandro Seiti Suda, diretor comercial da Komeco, afirma que a empresa prepara novidades também nas opções de produtos. No segundo semestre deste ano, será lançado uma linha de ares-condicionados residenciais com tecnologia ecológica (de redução do consumo de energia), nos mesmos moldes da linha comercial da marca.

– No auge do calor desta temporada, em dezembro, recebemos muitas ligações, até mesmo de empresas que nunca foram nossas clientes. Apesar da procura, não tínhamos como atender à demanda. Os pedidos costumam ser feitos meses antes, e isso é comum para quem trabalha no setor.

Para a temporada, a Komeco fez melhorias em alguns produtos, com itens adicionais no controle remoto e no consumo inteligente de energia elétrica. O preço também aumentou entre 10% e 15% em relação ao verão passado. De acordo com Suda, esse reajuste tem relação com o custo de produção no Brasil.

Mesmo com o aumento dos preços, não há dificuldades para as vendas: o diretor espera que toda a produção seja vendida até março deste ano.

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