As pessoas que fazem uso de vagas de estacionamento preferenciais, agora, podem fazer a solicitação da credencial de forma digital. O documento, que tinha validade de cinco anos, será vitalício para os idosos. As informações são da NSC TV.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Assim que eu completei 60 anos, eu procurei o departamento de trânsito e solicitei a credencial. Prontamente fui atendida e, de lá para cá, eu sempre uso — diz Vera Lúcia dos Passos, que é aposentada.

Criança com câncer raro e agressivo inicia tratamento dois meses após diagnóstico em SC

Dona Vera deixa a credencial no para-brisa do carro (Foto: NSC TV, Reprodução)

Continua depois da publicidade

— Eu considero como um respeito à pessoa idosa, que já não tem tanta facilidade na locomoção como os mais novos. Facilita a gente a chegar em qualquer cidade e saber que haverá uma vaga reservada para você — continua a idosa.

Agora, o motorista não precisa mais imprimir a credencial e colocá-la no para-brisa do carro. O cadastro para que as pessoas idosas ou com deficiência possam usar as vagas preferenciais pode ser feito de forma totalmente on-line.

Como fazer o cadastro virtualmente

Para fazer o cadastro, basta acessar o aplicativo CNH Digital. Na “Área do Condutor”, a pessoa idosa ou deficiente deve clicar na opção “Credencial de estacionamento”. Nessa sessão, o motorista consegue emitir a credencial para si e, ainda, cadastrar a placa de um veículo para utilizar essas vagas.

— Não precisa imprimir, não precisa baixar [a credencial]. Basta cadastrar. Na fiscalização de trânsito, se o guarda de trânsito abordar um veículo que está na vaga preferencial e não ver ela no para-brisa, ele vai consultar a placa. Ao consultar a placa, ele poderá ver se ela tem uma credencial digital — explica Fábio Campos, secretário de trânsito e transportes de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Caso a pessoa com deficiência ou idosa seja passageira e não motorista, o documento precisa continuar no para-brisa do veículo. Se o habilitado quiser a versão impressa, ele pode retirá-la no portal da Secretaria Nacional do Trânsito (SNT).

Outra novidade é que o documento, que antes tinha validade de cinco anos, agora é vitalício para os idosos. Para as pessoas com deficiência, a autorização continua enquanto os dados constarem na base de registro de referência da pessoa com deficiência. A estimativa do Governo Federal é que mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e quase 3,5 milhões de PCDs passem a utilizar a versão digital em todo o Brasil.

— Eu considero muito importante, porque eu já tenho outros documentos digitais, então a credencial de estacionamento para idoso será mais um documento digital junto aos outros — comemora dona Vera.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Acidente entre ônibus e motocicleta termina em morte de jovem no Sul de SC

Catarinense dono do meme “tainha, vinho e muito sexo” anuncia divórcio e comove internet

Moradores de SC garantem prêmios em sorteio milionário da Quina