Gravatal, no Sul de Santa Catarina, fechará temporariamente todas as creches da cidade a partir desta quinta-feira (20), devido a casos da doença mão-pé-boca e à prevalência de doenças típicas do inverno, como gripe e bronquiolite. Segundo a prefeitura, as unidades devem ficar fechadas até dia 28.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— A ação será para prevenir o surgimento de mais casos. Neste período em que as unidades estarão fechadas, será realizada uma higienização completa em todos os ambientes — afirma a técnica de Vigilância Epidemiológica do município, Rafaela Zanelato Fernandes
Os primeiros sintomas do mão-pé-boca são febre alta e surgimento de lesões na boca, amígdalas e faringe, além de manchas avermelhadas pelo corpo, que podem evoluir para feridas bastante dolorosas.
A enfermidade costuma criar também pequenas bolhas nas palmas das mãos e dos pés, que podem aparecer também nas nádegas e na região genital. Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreias, causando dificuldades para engolir e muita salivação, complementam a lista de sintomas de doença, que causa dores e desconfortos ao paciente.
Continua depois da publicidade
Doença mão-pé-boca: veja os sintomas e como prevenir infecção contagiosa entre crianças
A transmissão se dá através do contato direto com pessoas contaminadas ou com fezes, salivas e outras secreções, além de ingestão de alimentos que contenham o vírus.
— Esta medida visa não somente prevenir mão-pé-boca, como também evitar a propagação de outras doenças infecciosas — complementa a técnica Rafaela Zanelato.
Em fevereiro, o município já havia registrado alguns casos da doença durante a volta às aulas.
Leia também
Gripe aviária em humanos? Saiba mais sobre transmissão e sintomas
Três pacientes são autorizados pelo STJ a cultivarem cannabis para fins medicinais