Um novo modelo educacional tem início hoje, em Florianópolis, quando a Creche Hassis – a primeira da rede municipal com padrão internacional de sustentabilidade – abre as portas para 200 alunos da Costeira do Pirajubaé. Painéis solares para geração de energia elétrica e aquecimento da água, bosque com espécies nativas e árvores frutíferas, aproveitamento da água das chuvas, acessibilidade e teto verde estão entre as novidades.

Continua depois da publicidade

?

A diretora da instituição, Cláudia Maidana, explica que a rede municipal da Capital já segue padrões e diretrizes que prezam pelas relações com a natureza e preceitos de sustentabilidade na sala de aula. O diferencial com a nova instalação é que as crianças vão poder vivenciar os ensinamentos no dia a dia.

Para Maria de Lurdes Santos, avó de um dos pequenos, a abertura da creche é uma vitória:

Continua depois da publicidade

– A comunidade pedia uma nova creche, mas não imaginávamos que seria um ambiente tão bom.

Os alunos do Núcleo de Educação Infantil da Costeira serão transferidos para a creche nesta terça-feira e a antiga estrutura será reformada para receber novas matrículas. A inauguração oficial do projeto pioneiro no Estado será nesta quinta- feira e deve contar a do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar.

Economia compensa o custo da obra

O processo utilizado na obra, desde a seleção de materiais até o fim da construção, pode conferir à instituição a certificação internacional LEED ( Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução do inglês). Se passar na avaliação, a Hassis será a primeira creche do Brasil a obter este reconhecimento. O diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação de Florianópolis, Maurício Efe, explica que todo o processo da obra foi minucioso e segue os padrões:

– A tinta utilizada não é tóxica, até mesmo o rejunte é especial.

Maurício destaca que a economia a longo prazo compensa o alto custo, de R$ 4,4 milhões, investidos na instituição que conta com 10 salas de aula:

Continua depois da publicidade

– O sistema de água, por exemplo, se paga em quatro anos de utilização. Com energia elétrica, a economia é de R$ 2,5 mil por mês. Todos os itens têm padrão baixo de consumo.