Voluntários da cidade de Saudades, no Oeste de SC, trabalham na reforma da creche que foi alvo do ataque brutal no dia 4 de maio. As aulas foram suspensas e, desde a segunda-feira (10), o espaço passa por obras, limpeza e ganha uma nova pintura, com objetivo de apagar as memórias daquele dia de terror que terminou com cinco mortos.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp 

As reformas da escola vão desde a aplicação de uma nova pintura até a mudança do espaço físico. A sala onde foram mortas as vítimas, por exemplo, já foi demolida e dará espaço a um novo lugar.

Mesmo sem a definição sobre quando serão retomadas as aulas neste espaço, os voluntários estão divididos em três turnos para agilizar o processo e, na maioria dos casos, atuam em serviços que não fazem parte do seu dia a dia.

Veja fotos da reforma na creche em Saudades

Sala de aula onde as cinco vítimas foram mortas e uma criança ficou gravemente ferida foi transformada em uma área de lazer
Sala de aula onde as cinco vítimas foram mortas e uma criança ficou gravemente ferida foi transformada em uma área de lazer (Foto: Sirli Freitas, especial)
Vanda Beatriz Garnatz é professora e uma das voluntárias que trabalha na reforma da creche
Vanda Beatriz Garnatz é professora e uma das voluntárias que trabalha na reforma da creche (Foto: Sirli Freitas, especial)
Além da sala de aula, toda a área interna e fachada da Escola Infantil Pró-Infância Aquarela passam por reforma
Além da sala de aula, toda a área interna e fachada da Escola Infantil Pró-Infância Aquarela passam por reforma (Foto: Sirli Freitas, especial)
Segundo a prefeitura de Saudades, não há proposta até o momento para mudanças no nome da escola
Segundo a prefeitura de Saudades, não há proposta até o momento para mudanças no nome da escola (Foto: Sirli Freitas, especial)
Escolas da rede municipal de Saudades retornam as atividades na próxima segunda-feira (17), mas ainda não há data para retorno das aulas na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela
Escolas da rede municipal de Saudades retornam as atividades na próxima segunda-feira (17), mas ainda não há data para retorno das aulas na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela (Foto: Sirli Freitas, especial)
A decisão depende das condições psicológicas das professoras e funcionárias da creche
A decisão depende das condições psicológicas das professoras e funcionárias da creche (Foto: Sirli Freitas, especial)

Relembre o crime

O ataque a creche aconteceu no dia 4 de maio. O jovem de 18 anos invadiu a unidade Pró-Infância Aquarela por volta das 10h. Ele desferiu golpes contra cinco pessoas, entre elas quatro bebês menores de dois anos. Três deles morreram.

Continua depois da publicidade

Além das crianças, a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, e a agente educadora Mirla Renner, 20, também foram mortas. Os corpos das cinco vítimas foram velados juntos no Parque de Exposições Theobaldo Hermes na quarta-feira (5). O sepultamento aconteceu no cemitério municipal de Saudades.

O único sobrevivente do ataque é um bebê de 1 ano e 8 meses. Ele teve um dos pulmões perfurados e precisou ser submetido a uma cirurgia. No domingo (9), a criança teve alta hospitalar após cinco dias hospitalizada.

> Ataque a creche em Saudades foi inspirado em massacres no exterior, aponta investigação

Quem são as vítimas

Keli Adriane Aniecevski, 30 anos, professora

Mirla Renner, 20 anos, agente educacional

Sarah Luiza Mahia Sehn, de 1 ano e 7 meses

Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses

Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses

Leia também

Autor de ataque em Saudades escolheu creche pela fragilidade das vítimas

Ataque a creche em Saudades: Polícia Civil de SC provocou investigação em quatro estados

Assassino usou rojões em ataque a creche em SC e planejou crime por 10 meses, revela polícia

Funcionária de creche em Saudades lembra atentado: “Ele veio até minha direção calmo’

Da tragédia à emoção do adeus: o ataque a creche em SC em 10 imagens