Para quem não quer ou não pode levar o animal nas férias, uma das alternativas é a hospedagem dos bichinhos. Em Blumenau, pet shops oferecem o serviço. Na Creche Patinhas, no Bairro Victor Konder, o agendamento para o fim do ano começou em agosto e as 70 vagas ofertadas esgotaram ainda em novembro.
Continua depois da publicidade
– Esse é um dos feriados com maior procura para a estadia de cães. Muita gente deixa pra cima da hora, tem famílias que chegam aqui no dia 24 de dezembro de mala e cuia para deixar o cãozinho e daí não tem mais vaga. Muitas vezes essa falta de programação resulta em abandono – destaca o sócio-proprietário da Creche Patinhas, Pedro Afonso Scherer.
A voluntária da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu) Bárbara Lebrecht reforça que pequenas ações como a compra de um comedouro e bebedouro automático ou pedir a ajuda de um vizinho também podem ser alternativas:
– Às vezes não é possível levar um cão de grande porte para uma viagem, mas as pessoas podem achar outras formas, como pedir ajuda ou adquirir equipamentos que facilitem a alimentação dos animais.
Continua depois da publicidade
Confira dicas para evitar o abandono:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade