O Centro de Educação Infantil (CEI) Érica Schmidt de Souza, no bairro Real Parque, em São José, teve a fiação elétrica e uma porta de alumínio furtadas na noite do último sábado, 20. Com isso, as 280 crianças matriculadas na creche estão com o atendimento prejudicado.

Continua depois da publicidade

Sem energia elétrica, não há luz e água na unidade. Assim, alimentos como carnes e iogurte não podem ser armazenados na geladeira. Também não é possível utilizar os banheiros de maneira adequada.

A diretora da creche, Scheila Marcins, conta que tem conversado com as famílias das crianças para pedir que, se possível, deixem elas em casa ou com algum parente, porque “não há condições para atendê-las”.

— A cozinha está insustentável. Mesmo que a gente faça arroz e feijão, como a criança vai no banheiro depois? A gente trabalha tanto, todo mundo está comprometido, queremos atender as crianças, mas estamos de mãos atadas. A gente se sente impotente nessa hora — lamenta Scheila.

Continua depois da publicidade

Como a fiação foi arrancada, aparentemente as câmeras de vigilância não flagraram os criminosos. Um Boletim de Ocorrência foi lavrado e a Polícia Civil investiga o caso. Paralelamente, a Secretaria de Educação de São José informa que, em função do furto, a unidade está funcionando de forma parcial.

— Já está sendo providenciada a compra de nova fiação, sendo que será realizada uma compra direta. No momento, estamos levantando os orçamentos. Ainda não há um prazo definido, mas toda equipe está trabalhando para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível — informou a Secretaria via assessoria de imprensa.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis