O Centro de Educação Infantil (CEI) Sonho Mágico de Forquilhinha, destruído por um incêndio criminoso em outubro do ano passado, será reconstruído. A obra vai custar R$ 319,2 mil e deve ser concluída em seis meses, com a reforma e ampliação do prédio atual. Na época do incêndio, a Polícia Civil apontou três crianças e um adolescente como os responsáveis por invadir a creche e iniciar o fogo.

Continua depois da publicidade

O anúncio da reconstrução do CEI, feito na noite de quinta-feira, foi recebido com lágrimas de alegria pela comunidade escolar. A ordem de serviço foi assinada e, e para a secretária municipal de Educação Sonia Regina Silveira Gonçalves, o momento é de uma mistura de sentimentos.

— Muito em breve vamos devolver o espaço, agora ainda melhor com uma sala extra para atender um número maior de crianças. Ao mesmo tempo, é triste pensar que hoje poderíamos estar aqui anunciando um investimento numa nova área, em outro local, mas, ao invés disso vamos aplicar o recurso em algo que já estava pronto — comentou a secretária.

O incêndio foi no dia 27 de outubro e destruiu equipamentos, brinquedos e materiais pedagógicos. Para evitar que os 73 alunos atendidos ficassem sem aulas, o Centro Comunitário do bairro Cidade Alta foi adaptado para receber os pequenos. O prédio fica ao lado da escola, e recebeu melhorias para atender os alunos de zero a três anos.

Três dias após o incêndio, a Polícia Civil conseguiu confirmar a autoria do crime. Três crianças de cinco, nove e 11 anos de idade, e um adolescente de 12 anos, derem início ao fogo. Com o resultado das investigações, foi definido que o adolescente responda por ato infracional análogo ao crime de incêndio, e as crianças sejam encaminhadas para medidas de proteção.

Continua depois da publicidade