Três casos de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, foram confirmados em um Centro de Educação Infantil (CEI) de Araquari, no Norte de Santa Catarina. Um quarto caso chegou a ser investigado, mas não se confirmou. A unidade faz uma mobilização de limpeza durante as férias escolares, que vai até o dia 26 de julho.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com informações da prefeitura de Araquari, os três casos foram registrados no CEI Professora Marise Travasso, no bairro Itinga. As ocorrências não estavam no mesmo período de transmissão, por isso não caracterizam surto epidemiológico, porém outros casos de pé-mão-e-boca também foram registrados. 

Fotos de casos de sarna humana

Por conta dos casos, os CEI’s e escolas da cidade receberam a recomendação de intensificar a limpeza nos espaços aproveitando. O objetivo é quebrar a cadeia de transmissão dos microrganismos e prevenir a ocorrência de mais casos. 

Continua depois da publicidade

O foco principal da limpeza é em espaços, utensílios e objetos compartilhados pelas crianças, como pisos, superfícies, mesas, cadeiras, brinquedos, colchões e colchonetes. Os objetos que não puderem ser higienizados, devem ficar em saco plástico por pelo menos uma semana, uma vez que ácaros da escabiose geralmente não sobrevivem mais de dois a três dias longe da pele humana.

Entenda o que é escabiose

A escabiose é uma doença infecciosa de pele que provoca sintomas como coceira intensa, principalmente à noite, e o surgimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas em regiões como axilas, cotovelo, genitais e espaços entre os dedos das mãos, por exemplo.

Motorista embriagado bate em três carros, ameaça moradores e é preso em São Bento do Sul

Também conhecida como sarna humana, a escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico direto, ou com o uso de objetos contaminados, como roupas, lençóis e colchões. A escabiose tem cura e o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista.

Leia também

Homem faz funcionária refém em posto de gasolina e é preso em SC

Prédio histórico que abrigava igreja será transformado em bar no Centro de Joinville

DJ de Joinville que já foi operário vai tocar no maior festival de música eletrônica do mundo