Desde o início do ano letivo, os alunos da creche Machado de Assis, em Capoeiras, na região continental de Florianópolis, têm tido aulas com uma companhia: ratos. Como se não bastasse a presença dos roedores em vários ambientes, o prédio está em situação precária. A unidade atende a 135 crianças de quatro meses a cinco anos.

Continua depois da publicidade

A situação preocupa pais, professores e funcionários do local, que temem pela possibilidade de o roedor transmitir doenças.

A Secretaria de Educação de Florianópolis, por meio da assessoria de imprensa, informa que a prefeitura pretende transferir as crianças para uma nova unidade, que está sendo construída no mesmo bairro. A previsão é de que o novo prédio esteja pronto no começo de junho. O local ainda está sem energia elétrica, móveis e equipamentos. Após a mudança, a atual unidade deve ser desativada.

Enquanto a transferência não acontece, os alunos, professores e funcionários permanecem na creche infestada por ratos. A suspensão das aulas chegou a ser cogitada, mas, oficialmente, a prefeitura nega essa possibilidade.

Unidade foi desratizada três vezes, diz secretaria

Em nota, a Gerência de Obras e Manutenção da Secretaria de Educação de Florianópolis afirmou que está tomando todas as providências para resolver o problema e informou que a creche Machado de Assis já foi desratizada por três vezes desde o início do ano letivo.

Continua depois da publicidade

A primeira ação ocorreu no dia 1º de fevereiro, após solicitação da diretora da unidade. No dia 28 de março, foi feita nova desratização e dedetização, bem como descupinização e colocação de repelente para pombos, ainda segundo a nota da secretaria.

A última desratização ocorreu no dia 6 de maio, novamente a pedido da direção, com a colocação de iscas.

— Os ratos estão sendo encontrados mortos, o que significa o funcionamento das iscas —, ressalta a nota da secretaria.

Leia mais:

Florianópolis tem 12 creches com obras atrasadas e mais de 1,3 mil crianças na fila de espera

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Florianópolis vai ceder creches para organizações sociais em bloco