O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Costeira, na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, está há dois dias sem aulas por causa de uma infestação de pulgas. A suspeita é que o surto tenha sido provocado pelo acúmulo de entulhos em frente à unidade. A prefeitura dedetizou a creche e as aulas devem retornar nesta quarta-feira, 21.

Continua depois da publicidade

A interdição pegou os pais de surpresa. O técnico em refrigeração Ismael Mendes Júnior, 26 anos, levou o filho de quatro anos para a creche na manhã de segunda-feira, 19, mas teve que voltar para casa.

— Fui deixar meu filho antes de ir trabalhar e as professoras estavam na rua, pois não ia ter aula porque a escola estava interditada por causa de pulga. Não pude ir trabalhar porque tive que ficar com meu filho — conta.

O secretário adjunto de Educação, Luciano Formighieri, informa que a infestação está relacionada ao lixão que tinha em frente à creche, que criou um ambiente propício para a infestação de baratas, ratos e pulgas. Segundo Formighieri, a unidade já foi dedetizada no final de janeiro e neste fim de semana, quando o problema foi identificado. No entanto, uma nova dedetização foi feita nesta segunda como reforço e, por isso, as aulas precisaram ser suspensas.

Continua depois da publicidade

— Tudo indica que vamos precisar fazer mais uma dedetização para garantir o extermínio definitivo das pulgas — diz.

De acordo com o secretário, o produto usado para eliminar as pulgas não oferece risco à saúde das crianças e funcionários após 48 horas de sua aplicação. Por isso, os pais podem levar os filhos para a creche na manhã desta quarta-feira, 21, quando retornam as aulas.

Descarte irregular

Os entulhos jogados no terreno em frente ao NEI Costeira faz parte de um dos 200 pontos de descarte irregular existentes em Florianópolis, segundo Paulo Pinho, do departamento de coleta da Comcap.

Continua depois da publicidade

— As pessoas, ao invés de levar esses resíduos nos ecopontos da Comcap, descartam no primeiro terreno público ou particular abandonado. Gastamos mais ou menos R$ 1 milhão ao ano só para limpar estes lugares.

De acordo com Pinho, a limpeza do terreno em frente ao NEI foi feita ainda na segunda-feira. A Comcap também já tem um projeto para criar um ecoponto no local, mas ainda não há recursos financeiros. A intenção é criar, no total, mais 10 ecopontos por toda a cidade. O projeto já foi enviado ao Governo Federal para a captação de verba.

Onde levar os entulhos

Móveis velhos, madeira, pneu, isopor, material reciclável, colchão. Todo este material pode ser descartado de forma correta em um dos ecopontos da Comcap. Atualmente existem três locais: em Capoeiras, no Continente, Itacorubi e Morro das Pedras, na Ilha. Quem não tiver condições de levar os entulhos até os ecopontos, pode ligar para a Comcap e agendar a coleta. O telefone é o (48) 3271-6870. Além disso, a autarquia realiza a coleta por bairro. Em abril deve ser divulgada uma agenda com a ordem dos bairros que receberão o mutirão de coleta de resíduos.

Continua depois da publicidade

* Ecoponto Itacorubi

Rodovia Admar Gonzaga, 72

Segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingos das 7h ao meio-dia

Telefone: (48) 3261 4816

* Ecoponto Capoeiras

Terminal de Capoeiras, Rua Professor Egídio Ferreira

Segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado das 7h ao meio-dia

Telefone: (48) 9624 8573

* Ecoponto Morro das Pedras

Rua Francisco Vieira, 198

Segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado das 7h ao meio-dia

Telefone: (48) 3338 4506

Leia mais notícias de Florianópolis