A creche onde cinco pessoas foram mortas após o ataque na semana passada será reformada pela prefeitura de Saudades, no Oeste de SC. Moradores da cidade foram convidados para ajudar na limpeza e pintura do espaço.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Segundo a secretária de Educação do município, Gisela Ivani Hermann, o local passará por uma nova pintura, além de limpeza e reestruturação dos espaços, onde são atendidas 74 crianças nos turnos matutino e vespertino.
Na sexta-feira (7), a prefeitura publicou um decreto municipal suspendendo as aulas presenciais em todas as escolas do município até o dia 17 de maio e pediu reforço de policiais em função do abalo psicológico e sensação de insegurança das pessoas. No entanto, o município ainda não tem data definida de quando as atividades serão retomadas na creche Aquarela e o período de obras.
No domingo (9), a igreja matriz de Saudades, no Oeste catarinense, antecipou a celebração da missa de 7º dia das cinco vítimas. A solenidade durou cerca de 1h30 e pôde ser acompanhada pelas redes sociais da paróquia.
Continua depois da publicidade
Bebê sobrevivente recebe alta
O menino Henryque, de 1 ano e 8 meses, único sobrevivemente do ataque a creche recebeu alta do Hospital Regional do Oeste no domingo (9).
Ele chegou ao HRO com cortes na bochecha, lábios, barriga e com uma perfuração em um dos pulmões, causados por golpes de facão. O menino foi submetido a uma cirurgia ainda na terça (4) e chegou a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Profissionais de saúde do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, em Chapecó, fizeram uma homenagem ao menino na saída dele, ao som do coral Mensageiros da Alegria. O bebê ainda recebeu um certificado com os dizeres: “Você é um super-herói”.
> “Nunca vou ouvi-la dizer mãe”: o drama de quem perdeu a filha no ataque a creche em Saudades
Continua depois da publicidade
O ataque
O jovem de 18 anos invadiu a escola Infantil Pró-Infância Aquarela na manhã do dia 4 de maio. Armado com uma espada e um outro facão, ele atacou uma professora na entrada da escola e uma agente educacional. Depois, seguiu para uma sala e feriu quatro crianças. Três delas morreram.
Segundo a polícia, o autor do atentado também desferiu golpes contra si próprio e foi encaminhado em estado gravíssimo a um hospital em Pinhalzinho, cidade vizinha a Saudades e depois foi transferido para o Hospital Regional de Chapecó.
De acordo com o boletim médico, ele recebeu alta da UTI na sexta-feira, mas permanecia internado até a tarde desta segunda, também no HRO, em Chapecó.
*Com informações de G1/SC
Leia também
Crianças mortas em ataque a creche em SC tinham pouco mais de um ano de idade
Continua depois da publicidade
Cenas de horror e gritos por socorro: professora relata desespero durante ataque a creche em SC
Da tragédia à emoção do adeus: o ataque a creche em SC em 10 imagens
Pai de criança morta no ataque a creche em SC chora e desabafa: “Um anjinho”