A cratera que se abriu na BR-280, na região Norte catarinense, aumentou de tamanho e a via precisou ser totalmente interditada na noite de quarta-feira (1°). O estrago foi Km 84, na serra entre Corupá e São Bento do Sul.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta (2) de manhã, a PRF liberou o tráfego no sistema siga e pare no local, apenas para veículos leves. O trânsito de veículos pesados está proibido.

A via já estava em meia pista neste trecho desde a noite de terça-feira (31), quando o buraco se abriu, e por causa das chuvas precisou ser bloqueada nos dois sentidos, tanto para veículos leves e pesados. As rotas alternativas, portanto, são a BR-470 e a Serra Dona Francisca.
Esta é a terceira vez em dois meses que um problema parecido ocasiona o bloqueio da pista. Esses estragos estão sendo ocasionados por conta das fortes chuvas que atingiram a região. Inclusive, na noite de quarta-feira, Corupá registrou um acumulado de 147 milímetros de chuva e foi a cidade mais afetada.
Problemas constantes na rodovia
Desde novembro do ano passado, a BR-280 registra problemas e interdições em vários pontos, principalmente os que abrangem as cidades de Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento do Sul. Os principais trechos afetados foram os Kms 77, 85, 89 e 92.
Continua depois da publicidade
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) explica que a geografia desses locais, com trechos de serra, vales e encostas íngremes são os fatores que podem explicar esses constantes estragos na via.
Como solução, além das interdições e obras emergenciais que já ocorrem na pista, o DNIT prevê medidas de contenção de encostas e construções de barreiras após diversos desmoronamentos.
Veja fotos da evolução do buraco
Leia também
Temporal causa alagamentos em Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá; veja vídeos
Chuva faz BR-376 voltar a ser interditada entre SC e PR
Avó e neto de 3 anos morrem após acidente entre bicicleta e caminhão em Joinville