Fotos recentes da obra do novo viaduto da BR-470 no bairro Fortaleza, em Blumenau, revelam uma particularidade desse ponto da duplicação: diferente dos outros viadutos da região, que precisam da elevação da rodovia, neste caso o caminho é o contrário. Ou seja, é necessário escavar. É tanta terra que precisa ser removida que uma verdadeira cratera se formou na BR.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
As escavações vêm sendo feitas no entorno do túnel da Rua Samuel Morse, que foi interditado. Ele dará lugar a um viaduto com duas pistas (a antiga passagem tinha apenas uma faixa) e rotatórias nas entradas. Até tudo isso ficar pronto, o trânsito na BR-470 permanecerá interrompido, com desvios pelas marginais em ambos os sentidos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já anunciou que a liberação está prevista apenas para o primeiro semestre do ano que vem. Neste momento, as escavações estão nivelando o terreno para a criação da pista “extra” do viaduto e espaço para a construção da estrutura.
O túnel será demolido com uma máquina e o entulho recolhido. As equipes aplicarão placas de concreto para evitar a erosão da rodovia e farão o viaduto em si, de concreto e com vigas.
Continua depois da publicidade
Veja como está a obra
Para os motoristas que precisam seguir de Blumenau em sentido ao Alto Vale, é preciso pegar o desvio diante da antiga Dudalina para então voltar à BR-470. Já o contrário é feito por um desvio sinalizado na frente do Cemitério Jardim Saudade. Nele, o condutor tem a opção de continuar em direção ao Litoral ou virar à direita e entrar no bairro Fortaleza, bem próximo ao túnel que vai ser destruído.
Como ficará o trânsito depois da obra

Leia mais
Telhado desaba e pedreiro morre no primeiro dia de trabalho em obra de Blumenau