Uma cratera surgiu no Deserto do Atacama, no Norte do Chile. O local fica perto da Mina Alcaparrosa, onde há extração de cobre. Segundo o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), o buraco tem 64 metros de profundidade e 32 metros de diâmetro na surperfície.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O Sernageomin afirma que tomou conhecimento da cratera no sábado (30) e enviou uma equipe para verificar a segurança do lugar. A preocupação se dá por causa dos trabalhadores da Mina Alcaparrosa, que é na região. Em torno do local foi estabelecido um perímetro de segurança de 100 metros.
O que é a cratera
A aparição inusitada despertou a curiosidade e especulações do mundo todo. As autoridades responsáveis consideram o buraco um “sumidouro”. Isso quer dizer que através dele escoa água para o solo. Quando não há uma grande quantidade de argila, responsável por manter unidas as várias camadas do solo, há a possibilidade de desmoronamento.
Veja vídeo
SOCAVÓN! Un socavón de aproximadamente 25 metros de diámetro se produjo este sábado en la Mina Alcaparrosa, Tierra Amarilla, #RegiónDeAtacama. Personal de @Sernageomin se constituyó ese mismo día para evaluar la situación y levantar recomendaciones. pic.twitter.com/WfwAwcP9Oc
— Sernageomin (@Sernageomin) August 1, 2022Continua depois da publicidade
Leia também:
Suposta psicografia de Eliza Samudio revela detalhes de crime e viraliza nas redes sociais
Balenciaga vende bolsa inspirada em sacos de lixo por R$9 mil
Leão-marinho de 234 quilos é encontrado morto em praia de Florianópolis