Polêmica à vista. Depois de rebaixar notas de Renault Duster, Hyundai HB20 e Toyota Yaris, agora a Latin Ncap, programa de avaliação de segurança automotiva feito por uma entidade uruguaia, rebaixou as notas dos Fiat Argo e Cronos.

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Todos esses carros já haviam sido testados antes e conquistado boas notas. Argo e Cronos, por exemplo, haviam sido avaliados em 2019 e receberam 3 estrelas (de 5).

Os resultados divulgados nesta sexta-feira (3), contudo, simplesmente zeram as estrelas. Entre as observações, a entidade pondera baixa proteção a ocupantes adultos e crianças e pedestres.

Os testes mostraram que no impacto lateral, a cabeça do adulto registrou valores que ultrapassam os limites permitidos, levando a zero ponto na cabeça.

A controvérsia ocorre justamente porque a entidade, recentemente, endureceu os protocolos, utilizando o mesmo modelo de carro que havia sido bem avaliado em teste anterior.

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Por isso, é preciso deixar bem claro que o carro não piorou, mas a entidade aumentou sua exigência de avaliação.

“Todos veículos cumprem as recomendações e normas de homologação atuais relacionadas com a segurança”, informou a Stellantis por meio de nota.

Cronos: proteção no impacto lateral ruim para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste
Cronos: proteção ruim no impacto lateral para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste (Foto: Latin NCap)

Enquanto isso, Taos leva nota máxima

Seja lá a régua que tenha passado a usar, nem todos são reprovados. Outro resultado dessa bateria de testes da Latin Ncap indica nota máxima (5 estrelas) para o novo Volkswagen Taos.

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O SUV, produzido na Argentina, foi avaliado em impactos frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. Além disso, foram realizados os testes de ESC (controle de estabilidade), teste de alce e Frenagem Autônoma de Emergência. O modelo oferece como padrão seis airbags, ESC e ancoragens Isofix que, juntos, tiveram um bom desempenho durante os testes.

De acordo com a entidade “este primeiro modelo de 5 estrelas sob o mais recente protocolo do Latin NCAP, mostra o potencial da indústria local para oferecer segurança de ponta aos consumidores latino-americanos no curto prazo.”

Taos: teste de impacto lateral mostrou boa proteção, assim como no impacto lateral de poste
Taos: teste de impacto lateral mostrou boa proteção, assim como no impacto lateral de poste – (Foto: Latin NCap)
Taos: no impacto frontal, o modelo apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção
Taos: no impacto frontal, o modelo apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção – (Foto: Latin NCap)