Às 14h30min desta segunda-feira iniciarão as obras de construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Fidélis, na rua Luiz Gonzaga. O espaço terá 190,02 m² e será construído com um investimento de R$ 378.148,93. O Cras é a porta de entrada para as políticas de assistência social do município e a expectativa é atender cerca de 5 mil famílias, com atendimento médio de mil famílias por ano. Em Blumenau, este será o 7º Cras.
Continua depois da publicidade
A obra de construção do Cras faz parte das ações do Pacto Pela Proteção Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada com o Governo do Estado no último dia 26 de março, em Florianópolis. A iniciativa da construção é do Governo do Estado, que já tem assinadas outras 25 ordens de serviço para a construção de Cras e também quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em toda Santa Catarina.
No mesmo horário, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) faz a colocação da placa da obra e o prefeito Napoleão Bernardes faz uma visita técnica ao local, acompanhado da diretora de Proteção Básica da Semudes, Juliana Rocha Pires.
Atendimento
Os Cras realizam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que faz trabalhos sociais a fim de fortalecer a função protetiva e prevenir os vínculos entre os familiares. A unidade que começa a ser construída na segunda-feira funcionará dentro da comunidade, apresentando ambiente acolhedor e estrutura física adequada às demandas da região.
Continua depois da publicidade