A CPI do Cachoeira aprovou na manhã desta terça-feira a reconvocação do contraventor Carlinhos Cachoeira. O bicheiro já esteve na comissão em 22 de maio, mas evocou seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Na ocasião, ele disse que só falaria em juízo, o que ainda não fez.
Continua depois da publicidade
A ideia de reconvocar Cachoeira surgiu após a entrevista de sua mulher Andressa Mendonça ao programa Fantástico, da Rede Globo. Nela, Andressa afirmou que o contraventor estaria disposto a falar. O novo depoimento ainda não está marcado.
Quem já tem data para depor é o ex-presidente da Delta, Fernando Cavendish. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anunciou nesta terça que o depoimento do empresário está marcado para o dia 28.
CPI aprova quebra de sigilos da mulher de Cachoeira
A comissão aprovou ainda a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático (proteção da identificação de usuários de meios eletrônicos) de Andressa Mendonça. Ela esteve na semana passada na CPI, mas usou o direito de permanecer em silêncio para não se incriminar. Ela é suspeita de chantagear o juiz Alderico Rocha Santos, titular dos processos que investigam as denúncias na 11ª Vara Federal de Goiânia.
Continua depois da publicidade
A CPI aprovou mais 33 requerimentos propondo as quebras dos sigilos bancários, fiscal e de telefone de várias pessoas e empresas. Acusada de ser “laranja” do esquema montado por Cachoeira, a empresa Alberto & Pantoja Construções e Transportes Ltda. é uma das que tiveram os sigilos quebrados.
A comissão também aprovou convite ao deputado goiano Carlos Alberto Leréia (PSDB) para prestar esclarecimentos sobre suposto envolvimento com o contraventor goiano. Outro deputado que terá de prestar esclarecimentos à CPI será Sandes Júnior (PP-GO). Os integrantes da comissão aprovaram pedido de informações para Sandesesclareça as doações feitas pela Midway Internacional Lab para sua campanha nas eleições de 2010. O dinheiro, conforme investigação da Polícia Federal, teria origem em empresas fantasmas ligadas a Cachoeira.