O relatório final ainda não está concluído, mas o roteiro para o último capítulo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Buracos já foi definido.

Continua depois da publicidade

Depois de quase dois meses desde seu último encontro, os integrantes da comissão que analisa porque foram gastos R$ 7 milhões na pavimentação de 23 ruas com recursos obtidos através de convênios com a Caixa Econômica Federal (CEF) que deveriam servir apenas para ampliar a rede de saneamento, além de problemas na forma como são conduzidas às obras, discutiram os pontos principais que integrarão o documento.

Entre os principais pontos, o relatório pedirá que se torne obrigatória a pavimentação completa das ruas que forem abertas para a instalação da rede coletora de esgoto. Atualmente, o asfaltamento é permitido apenas no trecho onde a obra foi executada.

Outro pedido do relatório será para que sejam refeitas todas as ruas com problemas visitados pelos parlamentares. Além disso, o documento falará da falta de diálogo entre a Companhia Águas de Joinville e empreiteiras com as comunidades atingidas pelas obras, e apontou o fato da qualidade das obras ficar abaixo do esperado, já que as empresas propõem nas licitações valores abaixo do que costumam praticar apenas para conseguirem vencer o processo.

Por fim, foi proposto que a Águas de Joinville passe a ser responsável por garantir a ligação do esgoto com a casa dos moradores.

Continua depois da publicidade

Com o esqueleto do documento já montado, o relator James Schroeder (PDT) espera entregar o texto para votação na próxima quinta. Caso isso não ocorra, a CPI adia sua conclusão para

13 de fevereiro de 2014.

– O texto já vem sendo construído desde a primeira reunião. Agora, coletamos outras informações com os vereadores e vamos finalizar o texto – diz James.

Enquanto isso, o ponto que gerou a CPI – a pavimentação de 23 ruas – deve ser considerado pelos parlamentares como um fato isolado, motivado pela mobilização dos moradores das ruas afetadas, que ao reivindicarem de forma organizada pela pavimentação completa das ruas, como a Bananal, conseguiram a obra.