A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do Cachoeira será instalada nesta quarta-feira, às 10h, no Plenário 2 da ala senador Nilo Coelho do Senado Federal. O anúncio foi feito pela presidente em exercício do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Segundo ela, a sessão de instalação da CPI será presidida pelo parlamentar mais idoso que integra a comissão.
Continua depois da publicidade
A CPI foi criada para investigar as relações do empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e agentes públicos e privados.
Caberá ao presidente dos trabalhos conduzir a eleição do presidente da CPI, que deverá ser o senador Vital do Rego (PMDB-PB). Eleito o presidente, esse assumirá os trabalhos e nomeará o relator, que deverá ser o deputado Odair Cunha (PT-MG) e também conduzir a eleição dos vice-presidentes da CPMI.
A lista dos 16 deputados titulares e dos 16 suplentes que vão integrar a CPI foi formalizada nesta terça-feira na Mesa da Câmara. Cinco titulares estão em seu primeiro mandato como deputado federal.
Da bancada do PT, fazem parte da CPI os deputados Cândido Vaccarezza (SP), Odair Cunha (MG) e Paulo Teixeira (SP), como titulares. Doutor Rosinha (PR), Luiz Sérgio (RJ) e Sibá Machado (AC) nas vagas de suplentes. Da bancada do PMDB, Íris de Araújo (GO) e Luiz Pitiman (DF), como titulares, e Edio Lopes (RR) e João Magalhães (MG), como suplentes.
Continua depois da publicidade
No PSDB foram escalados Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR), como titulares, e Domingos Sávio (MG) e Rogério Marinho (RN), como suplentes. No PP, Gladson Cameli (AC) será o titular e Iracema Portella (PI) será suplente.
No DEM, Onix Lorenzoni (RS) ocupa a vaga de titular e Mendonça Prado (AL), na suplência.
O PR indicou Maurício Quintella Lessa (AL) como titular e Ronaldo Fonseca (DF) para a vaga de suplente. No PSB, Paulo Foletto (ES) é o titular e Glauber Braga (RJ) o suplente. O PDT indicou Miro Teixeira (RJ) como titular e Vieira da Cunha (RS) na vaga de suplente.