Cerca de 200 atletas paraolímpicos de todo o Brasil disputaram no último fim de semana a quinta etapa do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, em Porto Alegre. Com o fim da competição, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista dos vinte melhores índices técnicos tanto da natação quando do atletismo, que serão premiados em dinheiro, incluindo os seus técnicos, guias e clubes.

Continua depois da publicidade

No atletismo, os melhores resultados foram da mineira Terezinha Aparecida Guilhermina, a nova revelação das pistas. Na capital gaúcha, Terezinha, que se mudou para Cuiabá e está treinando com o guia Jorge Luiz Silva, o Chocolate, conquistou o ouro nos 400m rasos. Quem também brilhou na etapa gaúcha do Circuito foi Odair Ferreira dos Santos, com o ouro nos 800m, e Pedro Cezar Moraes, que bateu um recorde brasileiro nos 200m rasos.

O grande destaque da natação foi o carioca Mauro Brasil, um dos representantes do país nos Jogos de Atenas. Nesta etapa, a sua melhor prova foi os 50m livre, com o tempo de 27s64. Mais nadadores marcaram presença na piscina da PUC-RS, como Fabiano Machado, Danilo Glasser, Marcelo Collet, André Palermo, Adriano Lima, Rodrigo Machado, Ivanildo Vasconcelos, Luís Silva, Genezi de Andrade, Gledson Soares e José Afonso Medeiros.

Os atletas agora se preparam para o Aberto de Natação Paraolímpica dos Estados Unidos, a ser realizado em Minneapolis de 8 a 10 de dezembro de 2005. O Brasil terá 20 atletas na sua delegação, entre eles o fenômeno paraolímpico Clodoaldo Silva, que não participou da etapa de Porto Alegre porque estava em Pequim recebendo o prêmio de melhor atleta paraolímpico do mundo.

Continua depois da publicidade