Fernanda Volkerling, especial
A trajetória que levou Asdra Martin a deixar os bastidores de um restaurante para criar sua própria cozinha, e mais especificamente a aderir à dieta vegana na vida e na profissão, não é das mais usuais no ramo gastronômico: em geral, cozinheiros de carreira reconhecem desde cedo a afinidade com as panelas e traçam caminhos que, variando aqui e ali, os levam irremediavelmente para a sempre – árdua rotina entre coifas e fogões. No caso de Asdra, a coisa foi um pouco diferente.
Continua depois da publicidade
Nascido em Florianópolis em uma família vinda do Paraná, o início de suas habilidades no preparo de refeições veio por necessidade. Morando com a mãe na adolescência, mas passando a maior parte do tempo sozinho em casa, precisou aprender a incrementar a própria alimentação para ir além do macarrão instantâneo e das empanadas. Foi assim que começou a preparar o jantar, no dia adia, e a descobrir um universo de ingredientes e combinações de sabores.
Tempos depois, veio a formar-se técnico em Gastronomia, mas ainda assim não tinha o objetivo de colocar a mão na massa:trabalhou como gerente e elaborou cardápios para restaurantes, mas a cozinha como profissão veio quase por acaso, quando decidiu virar vegano.
– Houve uma época em que eu estava fazendo muito burger de carne, por conta própria, mas já pensava sobre essa questão ideológica da carne animal, desde que adotei meu cachorro, o Pico. Foi quando assisti a um documentário sobre a indústria pecuarista e, do dia pra noite, decidi virar vegano. Então passei a pesquisar receitas para fazer burgers, só que veganos – relata.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial era produzir apenas para consumo próprio, mas uma amiga soube das receitas e quis comprar uma leva com 20 burgers. No boca a boca, e depois por meio da parceria com o bar Tralharia, inaugurado há cerca de seis meses no Centro de Florianópolis, foram surgindo mais pedidos e admiradores. O sucesso das receitas foi tanto que ele resolveu criar a Picnic Food, que por sua vez se tornou sua atividade profissional e fonte de renda.
– Tento quebrar com os estereótipos e preconceitos de que comida vegana é salada ou algo seco, sem gosto, e é um preconceito que eu mesmo tinha – define.
Atualmente, quem circula pela região das ruas Nunes Machado e Victor Meirelles, no Centro da Capital, já deve ter se de parado com Asdra descendo com meia dúzia de burgers em uma bandeja. Pouco tempo depois, ele passa de volta, no sentido contrário,em direção à sua casa que é também a fábrica da Picnic – desta vez, sempre com abandeja vazia.
Burguer Fácil de Feijão – Rende 3 unidades
INGREDIENTES
¿ 200g de feijão preto cozido e batido no processador
¿ Meia cebola ralada
¿ Meia beterraba ralada
¿ Meia cenoura pequena ralada
¿ Salsinha e cebolinha a gosto
¿ Sal e pimenta a gosto
¿ Farinha de rosca para dar liga
PREPARO
1. Misture os legumes ralados com os verdes e o feijão. Acrescente a farinha de rosca até formar uma massa maleável.
Continua depois da publicidade
2. Molde o burger e deixe no freezer por uma hora.
3. Frite o burger em um fio de óleo ou leve direto ao forno preaquecido a 250° para assar por 25 minutos.
MONTAGEM
(Sugestão de Asdra)
Pão da sua escolha levemente passadona frigideira, ketchup,picles de pepino, alface,tomate, cebola frita no shoyu, maionese de abacate (receita abaixo) e outra fatia de pão. Seja generoso nos molhos.
Maionese de abacate
INGREDIENTES
Meio abacate gelado
Meia cebola
1 dente de alho
Suco de meio limão
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de vinagre
Tempero verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
Meia xícara de óleo vegetal
PREPARO
1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo, e bata.
2. Vá adicionando o óleo em fio até obter a textura desejada.